Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

CONSELHO DE MEDICINA ABRE INSCRIÇÕES PARA SEU FESTIVAL DE POESIAS


 CONSELHO DE MEDICINA ABRE INSCRIÇÕES PARA SEU FESTIVAL DE POESIAS - Gente de Opinião

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, Cremero, pela primeira vez em sua história, abre suas dependências para um festival literário. Desta feita, para o I Festival de Poesias do Cremero, que acontecerá no dia 28 de outubro deste ano, por ocasião das comemorações da Semana do Médico.

O presidente do órgão, Dr. Cleiton Bach disse que o evento visa integrar a classe médica com a comunidade através dessa expressão artísticas, a poesia, oportunizando aos médicos e à comunidade em geral que tragam a público sua criatividade.

O médico, artista visual e jornalista Viriato Moura foi escolhido para coordenar a parte literária do evento. Viriato, no ano passado, coordenou  o concurso de pintura da entidade, que foi um sucesso. O segmento musical será de responsabilidade do médico Samuel Castiel Jr., que é escritor e músico. Entre as declamações de poesias dos participantes, haverá números musicais apresentados por médicos e convidados.

As inscrições para a participação no evento estarão abertas a partir desta segunda-feira 4. No regulamento reproduzido abaixo, a partir do site do Cremero (www.cremero.org.br), pode-se obter as informações necessárias sobre o Festival,

Íntegra do Regulamento do Festival:

I FESTIVAL DE POESIAS

do

Conselho Regional de Medicina do Estado de RondôniaCremero

Porto Velho-RO

2016

Identificação: Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia /Cremero

Presidente: Dr. Cleiton Cassio Bach

Vice-Presidente:Dr. Andrei Leonardo F. de Oliveira

Coordenador Literário:Dr. Viriato Moura

Coordenador Musical:Dr. Samuel Castiel

Assessora Organizacional: Secretária Executiva: Elizete Ramos Bravo

Assistente Administrativa: Célia Firmiano

Assessora de Comunicação:Renata Vannier.

Público alvo:Médicos e Comunidade em geral

Temas: Médico e  Medicina

Entrada:Gratuita

APRESENTAÇÃO

O projeto Festival de Poesia do Cremero, nesta edição com o tema Médico e Medicina, busca resgatar a cultura de escrever e recitar poesias, estimular o hábito de leitura, e promover, sob trilha sonora de boa música, um momento de enlevo aos que dele participarem.
 

JUSTIFICATIVA

Pretende-se, por meio deste projeto, fazer interagir a comunidade médica com comunidade em geral através das artes (poesia/música), propalando assim, de modo explícito, os fundamentos humanísticos que devem balizar a relação médico-paciente. Sendo a arte uma incitadora de emoções, e a poesia o gênero literário que melhor traduz esse contexto, dar espaço à divulgação  do que é produzido em nosso meio nesse contexto integra o Cremero aos demais construtores da proposta de bem-estar social indispensável à conquista da saúde.
 

OBJETIVO

Estimular e divulgar a produção original de textos poéticos produzidos por  médicos e  pela  comunidade em geral.
 

REGULAMENTO:

ART. 1º - O I FESTIVAL DE POESIAS do CREMERO realizar-se-á no dia 28de outubro de 2016, no Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, Avenida dos Imigrantes, 3414, Liberdade – Porto Velho /RO.

ART. 2º - OI FESTIVAL DE POESIAS do CREMERO destina-se a reunir produção de textos poéticos, que serão expostos para apreciação pública, sendo alguns deles apresentados também oralmente.

ART. 3° - As poesias deverão ser originais, produzidas pelo participante-poeta, digitadas em tamanho 14, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5.

Os textos reconhecidos pela banca examinadora como plágio, parcial ou total, estarão automaticamente excluídos do Festival, sem direito a recurso.

PARTICIPANTES

ART. 4º - Poderão participar deste Festival pessoas de toda a comunidade, maiores de 16 anos. Será considerada a idade do participante-poeta no dia limite da entrega do texto poético, ou seja, dia 30 de setembro de 2016.

ART. 5º - Os textos deverão  ser enviados. entre os dias 4 de julho e 30 de setembro de 2016, para o e-mail da Coordenação deste evento (artes@cremero.org.br).

ART. 6º - Cada participante-poeta poderá participar com até três poesias, onde deve constar o nome do autor e quem declamará seu texto se assim o desejar. A declamação poderá ser feita pelo próprio autor ou por pessoa por ele indicada. Caso não conste essa informação, a Comissão Organizadora poderá indicar alguém para fazê-lo.  O autor deverá informar também seu e-mail e telefones de contato, e que aceita as disposições legais e regulamentares do Festival, assim como as decisões da Comissão Organizadora.

PROCEDIMENTOS

ART. 7o- A Comissão Organizadora se colocará à disposição para retirada de dúvidas quanto ao Festival e seu Regulamento através do se seu e-mail  (artes@cremero.org.br). 

ART. 8o – Os textos poéticos inscritos serão dispostos em varais no dia do evento, em tamanho e local visíveis ,  com a  identificação do seu autor.

ART.9º - No dia28 de outubro, às 19h, será realizada a abertura do I Festival de Poesias do Cremero. Nessa ocasião acontecerá um sarau com declamação das poesias, apresentação de músicas e lançamento de livros; estes a serem divulgados oportunamente.

ART. 10º - Não serão admitidas no Festival textos não originais e cópias,ainda que reproduzidas por diferentes processos. Esta análise caberá Comissão Organizadora.

ART. 11º - Uma vez entregue o trabalho, é vedado ao autor retirá-lo antes do encerramento do festival.

DOS PRÊMIOS

ART. 12º - Não haverá premiação em dinheiro. Os poesias selecionadas por membro da Comissão da Comissão Organizadora e  representantes das duas Academias de Letras do Estado serão publicada em livro,  ficando as de todos os participantes salvas no acervo literário do Cremero.

DESCLASSIFICAÇÃO

ART. 13º - Os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento serão desclassificados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

ART 13º – Todos os participantes do I Festival de Poesias do Cremero receberão certificados pela participação.

ART. 14º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, a qual poderá ser consultada pelo e-mail artes@cremero.org.br.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio