Sábado, 13 de novembro de 2010 - 09h02
A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana promoverão atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro. A data remete-nos a Zumbi dos Palmares, morto no ano de 1695. Trata-se do maior ícone da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, e líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, as duas instituições promoverão no dia 17, quinta-feira, várias atividades artísticas e culturais no pátio do Prédio Neoclássico. Com o tema “Igualdade étnica na diversidade: Identidade e resistência negra na Amazônia”, o evento contará com a participação de grupos de cultura afro-brasileira, mesa redonda e a exposição Ebós: Religiosidade Afro.
“É uma oportunidade para discutir o movimento negro através dos séculos, sua resistência, identidade e falarmos mais da presença do negro na sociedade brasileiras”, disse o professor Gilmar dos Santos Nascimento, vice-diretor da Faculdade Metropolitana ao comentar as atividades.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelos acadêmicos de Serviço Social e Turismo, na disciplina Formação do Povo Brasileiro, Arte e Sociologia. “Por meio de atividades teóricas e práticas, compartilhadas entre a comunidade acadêmica, e a representação de manifestações afro-brasileiras, pretende-se promover a integração desses grupos” esclareceu o vice-diretor.
O evento tem o objetivo de valorizar a cultura, refletir sobre as injustiças praticadas contra os negros na sociedade brasileira e discutir as ações afirmativas para as populações negras em Rondônia.
Fonte: Sergio Mello
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua:
Escola livre de Teatro Wankabuki oferece Oficinas híbridas e gratuitas
A ELT Wankabuki inicia a etapa de oficinas da escola, os interessados podem participar das aulas no formato presencial e virtual. Os (as) interessad