Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Confraria “Amigos do Buraco do Candiru” homenageia com Estrela o poeta José Valdir


Confraria “Amigos do Buraco do Candiru” homenageia com Estrela o poeta José Valdir - Gente de Opinião

A Confraria Amigos do Buraco do Candiru homenageia nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Calçada das Estrelas do Rio Madeira, o poeta Profº José Valdir Pereira. O poeta teve sua Estrela outorgada pela sua contribuição para a formação e desenvolvimento do estado de Rondônia, nas áreas da Educação e da Cultura. O ato da entrega da homenagem será às 19:30 horas na sede da Confraria, na Alameda Euro Tourinho (antiga Rua Guiana), 2863, Embratel – Porto Velho.

 

A outorga de Estrela pela Confraria Amigos do Buraco do Candiru na Calçada das Estrelas do Rio Madeira é feita às pessoas que contribuíram com seu trabalho para o avanço, a melhoria e o desenvolvimento da sociedade do estado de Rondônia. No caso do poeta Prof. José Valdir Pereira foi  sua vasta contribuição nas área da Educação e da Cultura que lhe conferiu os méritos para receber a Estrela na Calçada.

 

Quem é José Valdir?

 

Nasceu em Várzea Alegre-CE. Depois se mudou para Porto Velho-RO, onde viveu sua infância, adolescência e parte de sua fase adulta. Hoje divide seu tempo vivendo nos dois Estados pelos quais foi adotado: Rondônia e Ceará.

 

É Professor, poeta e escritor (contista, biógrafo, ensaísta, músico amador e letrista) e consultor técnico em planejamento e em financiamento da educação.

 

 Num artigo sobre professor José Valdir Valdir, o jornalista Paulo Ayres, diz: “O histórico funcional de José Valdir passa pelo Conselho Territorial de Educação, Conselho Estadual de Educação, Divisão de Educação do Território Federal de Rondônia, e posteriormente na Secretaria Estadual de Educação. Na hoje Seduc, começou sua atuação no Grupo de Planejamento e chegou a galgar o honroso cargo de secretário-adjunto de Educação, respondendo inúmeras vezes pela instituição, no decorrer da gestão do então professor Jerzy Badocha, criador do JOER, isto no Governo Humberto Guedes. Posteriormente no Governo Jorge Teixeira voltou a ser secretário-adjunto da Seduc, ao lado do economista e professor Álvaro Lustosa Pires”.

 

José Valdir Pereira foi diretor do Cesur – Centro de Ensino Superior de Rondônia. O Cesur deu origem a hoje Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em 1983, através da portaria 203/MEC, assinada pela então ministra da Educação, Esther de Figueiredo Ferraz, o professor

 

José Valdir Pereira é nomeado o primeiro pró-reitor Acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia, acumulando com a função de professor.

 

José Valdir também deu sua contribuição ao Estado Ceará, onde ocupou inúmeros cargos, dentre estes: assessor de Planejamento da Delegacia do Mec no Ceará; coordenador de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado; coordenador do Projeto de Educação Básica para o Nordeste.

 

Foi um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, em 10 de junho de 1986, e já publicou 11 livros, sendo: Nascente (poemas); Momentos (poemas); Em Fragmentos (poemas); Semeador de Emoções (poemas); Fragmentos (poemas); Educação: Análise e Perspectivas (ensaio); Rondônia: de pedaço em pedaço, uma história! (História); Do Financiamento da Educação no Brasil (ensaio); A Estrelinhas e seus amigos (infantojuvenil); Maria Luiza Barbosa Chaves (biografia) e Contos Sombrios & Outras Histórias.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)