Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Confraria “Amigos do Buraco do Candiru” homenageia com Estrela o poeta José Valdir


Confraria “Amigos do Buraco do Candiru” homenageia com Estrela o poeta José Valdir - Gente de Opinião

A Confraria Amigos do Buraco do Candiru homenageia nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Calçada das Estrelas do Rio Madeira, o poeta Profº José Valdir Pereira. O poeta teve sua Estrela outorgada pela sua contribuição para a formação e desenvolvimento do estado de Rondônia, nas áreas da Educação e da Cultura. O ato da entrega da homenagem será às 19:30 horas na sede da Confraria, na Alameda Euro Tourinho (antiga Rua Guiana), 2863, Embratel – Porto Velho.

 

A outorga de Estrela pela Confraria Amigos do Buraco do Candiru na Calçada das Estrelas do Rio Madeira é feita às pessoas que contribuíram com seu trabalho para o avanço, a melhoria e o desenvolvimento da sociedade do estado de Rondônia. No caso do poeta Prof. José Valdir Pereira foi  sua vasta contribuição nas área da Educação e da Cultura que lhe conferiu os méritos para receber a Estrela na Calçada.

 

Quem é José Valdir?

 

Nasceu em Várzea Alegre-CE. Depois se mudou para Porto Velho-RO, onde viveu sua infância, adolescência e parte de sua fase adulta. Hoje divide seu tempo vivendo nos dois Estados pelos quais foi adotado: Rondônia e Ceará.

 

É Professor, poeta e escritor (contista, biógrafo, ensaísta, músico amador e letrista) e consultor técnico em planejamento e em financiamento da educação.

 

 Num artigo sobre professor José Valdir Valdir, o jornalista Paulo Ayres, diz: “O histórico funcional de José Valdir passa pelo Conselho Territorial de Educação, Conselho Estadual de Educação, Divisão de Educação do Território Federal de Rondônia, e posteriormente na Secretaria Estadual de Educação. Na hoje Seduc, começou sua atuação no Grupo de Planejamento e chegou a galgar o honroso cargo de secretário-adjunto de Educação, respondendo inúmeras vezes pela instituição, no decorrer da gestão do então professor Jerzy Badocha, criador do JOER, isto no Governo Humberto Guedes. Posteriormente no Governo Jorge Teixeira voltou a ser secretário-adjunto da Seduc, ao lado do economista e professor Álvaro Lustosa Pires”.

 

José Valdir Pereira foi diretor do Cesur – Centro de Ensino Superior de Rondônia. O Cesur deu origem a hoje Fundação Universidade Federal de Rondônia. Em 1983, através da portaria 203/MEC, assinada pela então ministra da Educação, Esther de Figueiredo Ferraz, o professor

 

José Valdir Pereira é nomeado o primeiro pró-reitor Acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia, acumulando com a função de professor.

 

José Valdir também deu sua contribuição ao Estado Ceará, onde ocupou inúmeros cargos, dentre estes: assessor de Planejamento da Delegacia do Mec no Ceará; coordenador de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado; coordenador do Projeto de Educação Básica para o Nordeste.

 

Foi um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, em 10 de junho de 1986, e já publicou 11 livros, sendo: Nascente (poemas); Momentos (poemas); Em Fragmentos (poemas); Semeador de Emoções (poemas); Fragmentos (poemas); Educação: Análise e Perspectivas (ensaio); Rondônia: de pedaço em pedaço, uma história! (História); Do Financiamento da Educação no Brasil (ensaio); A Estrelinhas e seus amigos (infantojuvenil); Maria Luiza Barbosa Chaves (biografia) e Contos Sombrios & Outras Histórias.

 

Mais Sobre Cultura

Galo da Meia Noite pode ser declarado Patrimônio Cultural de Porto Velho

Galo da Meia Noite pode ser declarado Patrimônio Cultural de Porto Velho

Dirigentes da Sociedade Cultural Galo da Meia estiveram reunidos, dia 18 passado, com o vereador Aleks Palitot (PTB) para tratar, dentre outros assu

Sejucel divulga resultado das propostas habilitadas para a 2ª Edição da Lei Aldir Blanc

Sejucel divulga resultado das propostas habilitadas para a 2ª Edição da Lei Aldir Blanc

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), divulgou, na segunda-feir

1ª Cavalgada de Nova Mutum Paraná acontece no dia 7 de novembro

1ª Cavalgada de Nova Mutum Paraná acontece no dia 7 de novembro

Os cavaleiros de Nova Mutum Paraná e região podem começar a preparar as tropas, botas e chapéus, no próximo dia 7 de novembro, acontece a 1º cavalga