Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA EM RONDÔNIA


 
O Estado de Rondônia entrará vem com tudo nesta II Conferência Nacional de Cultura, e já foi dada a largada em Porto Velho, onde aconteceu a Primeira Pré-Conferência Municipal de Cultura, como preparativo para sua grande Conferência. Assim, convidamos todos os municípios deste portentoso Estado para iniciarem suas conferências, podendo, inclusive, realizar em grupo de pequenos municípios, por pólo, ou intermunicipais que se identificam culturalmente (território de identidade), ou que tem proposta de planos políticos de cultura compartilhados, enfim. Mas, o ideal mesmo é que cada Município realize sua própria Conferência.

No site do Ministério da Cultura, tem o Blog da II Conferência Nacional de Cultura http://blogs.cultura.gov.br/cnc/  , contendo todas as informações necessárias, o Regimento da II CNC, o Texto-Base, modelos de regimentos municipais, e diversas dicas importantes; informações sobre o que está acontecendo no Brasil, contatos. E tem, também, os facilitadores do Ministério da Cultura, que poderão ser identificados no endereço eletrônico/página: “http://blogs.cultura.gov.br/cnc/facilitadores-do-minc/” . Com se ver para cada Estado do Brasil tem um facilitador, um contato que poderá ser acionado para assessorar os municípios, em suas conferências. Tirando dúvidas, apoiando em todo o processo, onde se fizer necessário. 

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA EM RONDÔNIA - Gente de Opinião
Em Rondônia tem o Prof. Chiquinho (Francisco das Chagas Silva):
E-mail – facilitadorcncro@gmail. com
Celular (69) 8447 4216 ou 9961 6678
Porto Velho – RO 


Estamos esperando o contato de todas as prefeituras do Estado de Rondônia, em suas secretarias de cultura, ou órgãos, departamentos gestores, onde não houver secretaria específica. Podendo ser departamentos de outras secretarias, como SEMED, ou outra, desde que seja responsável pela gestão da cultura no referido município. Lembrando que as conferências municipais só terão até 31 de outubro, de 2009 para acontecerem, e que devem ser publicadas, no Diário Oficial, trinta dias antes. Já a Conferência Estadual de Cultura terá até o dia 15 de dezembro, e a Nacional acontecerá de 11 a 14 de março de 2010. Portanto, mãos a obra. Estamos esperando ser acionados. 

Caso as comissões instituídas para coordenarem as conferências queiram oficinas sobre o Temário (Eixo e Sub-eixos), ou apoio na construção de metodologias, podem acionar o facilitador, que estará à disposição. Contanto que agendem em tempo hábil.

Em Porto Velho, aconteceu a primeira pré-conferência no Mercado Cultural, em 04 de setembro de 2009, às 18h00min e foi realizada com o seguimento das culturas populares, contando com a participação de artistas e produtores de diversas linguagens.

Nunca é demais lembrarmos que, a exemplo do SUS – Sistema Único de Saúde, e do Sistema Nacional de Educação, que também tem seus planos nacionais, o Sistema Nacional de Cultura - SNC, com o Plano Nacional de Cultura – PNC, em articulação os demais sistemas de cultura das entidades federativas (Estados e Municípios), também tem caráter de política pública de Estado e se estrutura de forma a facilitar e regulamentar repasses de fundos, de forma compartilhada (fundo-a-fundo), com outras contrapartidas e com controle social (conselhos). E esta II CNC vem para consolidar conquistas do povo brasileiro, e para discussão e planejamento de estratégias para implementação das políticas elaboradas na I CNC, além de continuar sendo um espaço de novas construções.

O tema geral da II CNC é: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Temário que vem ao encontro de uma agenda internacional da cultura, expressa, inclusive, na última Convenção da Unesco: Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Unesco em outubro de 2005. Eixo desta Conferência, que tem uma importância tão grande na pauta mundial, que o Ministério da Cultura decidiu realizar seminários regionais só para que nosso povo tome conhecimento. Veja, mais sobre este assunto na página: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/. E vamos as nossa conferências municipais em Rondônia, para que não fiquemos de fora desta reforma na estrutura institucional deste setor tão importante para nossa sociedade brasileira.

Fonte: Francisco das Chagas Silva
(Prof. Chiquinho)

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um