Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Concurso de Samba de Enredo do Asfaltão


Concurso de Samba de Enredo do Asfaltão - Gente de Opinião

Inspirados com o tema de Enredo "TRIÂNGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO - NO CARNAVAL DO ASFALTÃO", de autoria do Altair Santos (Tatá) e Oscar Knigthz, compositores e compositoras, apresentarão suas obras compostas para o concurso de Samba de Enredo da Família Asfaltão.

 

O concurso acontecerá no próximo sábado, dia 28 de setembro, a partir das 16hs, na Tenda do Tigre, localizada na Jacy Paraná, entre Brasília e Joaquim Nabuco. Trata-se de um dos momentos mais importantes de uma Escola de Samba, pois é neste ato que será definido o hino a ser defendido na avenida, no seu desfile carnavalesco do próximo ano.

 

A proposta de homenagear o Bairro do Triângulo propõe um dos mais emocionantes e envolventes desfiles de carnaval dos últimos tempos em nossa cidade, haja vista, o tema ser do mair e mais alto interesse histórico, social, cultural e patrimonial, numa citação toda especial ao povo dali e ao próprio bairro como um dos primeiros núcleos habitacionais do perímetro urbano de nossa cidade.

 

Tendo a Estrada de Ferro Madeira Mamoré como item indissociável da sua história e trajetória o Bairro Triângulo é uma reserva riquíssima de cultura e tradição, cujo legado ecoa ainda vivo por toda a cidade, em que pese a força devastadora do desajuste social que, dali, tirou muito gente e transformou a paisagem.

 

Pela ordem de apresentação, veja um pouquinho o que cada concorrente vai apresentar: 

 

Ernesto Melo, o Poeta da Cidade: “...Você precisa ver, para saber como é, que andava o trem na madeira mamoré...”

 

Os parceiros Walber do Cavaco, Christóvão Nascimento, Carlos Brito, Marcelo Maia: “...Então vem, reviver a nostalgia. Vestir essa fantasia dos boêmios do lugar...”

 

As Pastoras do Asfaltão (Cristina, Léia, Silvia, Vanilce e Wilma): "...Ecoou, no toque do Clarim do Moraes. Chegou a Pura Raça, na batida do tambor

A mensageira do Amor..."

 

Trio do Ouro (Mestre Bainha, Oscar e Zé Baixinho): “...Ô, Ô, Ô, Ô, Ô, Ora yê, yô mamãe exum. O sonho não acabou, arreda aí. Com meu Tigre Pura Raça, você vai ver, O meu Triângulo renascer...”

 

“É só um pouquinho do que cada um dos poetas e poetisas apresentarão em seus sambas, nos proporcionando uma verdadeira viagem poética pelo Bairro do Triângulo, Enredo da escola. Diante de sua importância, o bairro Triângulo precisa e clama por atenção e carinho, afinal, sua história se confunde com a história da cidade.  

O Tigre coloca seu rugido como voz desta comunidade e evoca Santa Barbara, para somar neste grito”, disse Danilo Cardoso, Presidente da Escola de Samba Asfaltão.

 

Com muita garra e animação, a Escola de Samba Asfaltão convida Porto Velho para clamar pelo resgate, respeito e valorização deste bairro histórico. Um bom momento para conhecer e somar nesta luta é prestigiar este importante momento. Está feito o convite, será neste próximo sábado, dia 28/09, às 16hs, lá na Tenda do Tigre, bem no reduto do samba.

 

Agende-se e vamos sentir de perto a cadencia desta emoção.

 

Serão recebidos de braços e corações abertos.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Cultura

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

Mado apresenta a poesia do poeta Dadá no Mercado Cultural

O poeta e ator Carlos Macedo, o Mado, apresentará, numa livre interpretação, poesias do livro ‘Sobra das Noites’ do poeta Adaides Batista, o Dadá. O e