Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Concerto em Belém homenageia mães




Concerto em Belém homenageia mães e
beneficia jovens com formação musical

FRANSSINETE FLORENZANO (*)
contato@agenciaamazonia.com.br

BELÉM, PA – A contralto Gabriella Florenzano e o pianista Humberto Azulay farão concerto beneficente no domingo, 10, Dia das Mães, às 20 horas, na Capela de Santo Alexandre, em prol de doações de instrumentos e materiais para o Projeto Cururu e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, que atendem crianças e adolescentes carentes com educação musical e formação cidadã. O repertório terá peças de Bach, Mozart, Gustav Mahler, Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, e a participação especial de Vicente Malheiros da Fonseca ao piano e do Coro do Projeto Cururu, em versão teatral da Lenda do Boto, do Maestro Isoca.

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de Opinião
A contralto Gabriella Florenzano / DIV.O Projeto Cururu é uma ação social da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Belém, coordenada pelo Frei Juraci Stevan, com apoio técnico do Maestro Jonas Arraes e sua esposa Rosa Arraes. Ensina gratuitamente teoria musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, clarinete e dança a 140 crianças e adolescentes, integrados através dos Corais Infantil e Juvenil, Grupo de Flautas e Orquestra Jovem.

Promove freqüentes apresentações artísticas, culturais e religiosas e foi premiado em 2006 com o Top Social de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) nacional.

Para manutenção do projeto há necessidade, principalmente, de cordas para violino, viola, cello e contrabaixo acústico; breus, crinas, arcos e palhetas para clarinete; instrumentos de cordas da família dos violinos; sapatilhas e malhas de balé para faixa etária de 7 a 12 anos; cadernos de música; e quadro (lousa), preferencialmente de vidro, para uso com pincel próprio.

 Única premiada

A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, de Santarém (PA), idealizada e dirigida por José Agostinho da Fonseca Neto, o Maestro Tinho, criou e mantém a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, que já se apresentou em várias cidades da Amazônia, inclusive Belém, e em São Paulo, no Teatro SESC Pompéia e Theatro Municipal. É a única no Brasil (na época com formação e nome de “Banda Sinfônica Wilson Fonseca”), agraciada com o Prêmio Ministério da Cultura, denominado Prêmio Mário de Andrade, em 1998, por sua participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade.  

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de OpiniãoAlém de dois CDs (Sinfonia Amazônica), já gravou o DVD A Música e o Maestro – 95 anos. São também frutos do trabalho da Escola - e mantidos por ela - coral, banda do curso preparatório e grupos camerísticos. Orquestra e Escola são consideradas “Cartão de Visita Musical” e “Patrimônio Cultural” da Pérola do Tapajós.

A instituição precisa de instrumentos de sopro (flautins, flautas, oboés, clarinetes, saxofones e fagotes), de metais (trompetes, trompas, eufônios, trombones e tubas) e de percussão (pratos, caixas, bombos, xilofones, glokenspiels, vibrafones, marimbas, sinos, triângulos, tímpanos). Para  o Projeto Cordas e criar a primeira orquestra sinfônica do interior da Amazônia, depende de professores e do instrumental (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos de cordas). 

(*) Criou, dirige e edita, há 17 anos, o jornal Uruá-Tapera. É consultora da Assembléia Legislativa do Pará. Conheça o blog de Franssi. 

SERVIÇO

Maestro Jonas Arraes: jonasarraes@oi.com.br 
(91) 8866.8869 e (91) 3083.5968.
Maestro José Agostinho da Fonseca Neto (Tinho): tinhofonseca@gmail.com
 
(93) 3223-5770 e 9122-1767.

Pianista Humberto Azulay: betinhoazulay@hotmail.com Cantora lírica Gabriella Florenzano: gabi@uruatapera.com

Mais Sobre Cultura

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári

Projeto Sesc Mulher promove um mês inteiro de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Projeto Sesc Mulher promove um mês inteiro de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Sesc em todo o Brasil prepara diversas programações sociais. As atividades têm como

Agenda Cultural; Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

Agenda Cultural; Projeto Canta Mulher leva ao palco Show Musical “Sonho Meu”

Numa homenagem a Dona Ivone Lara e outras divas do samba, o projeto Canta Mulher 2019, apresenta nos dias 07, 08 e 09 de março o Show Musical “Sonho