Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Concerto em Belém homenageia mães




Concerto em Belém homenageia mães e
beneficia jovens com formação musical

FRANSSINETE FLORENZANO (*)
contato@agenciaamazonia.com.br

BELÉM, PA – A contralto Gabriella Florenzano e o pianista Humberto Azulay farão concerto beneficente no domingo, 10, Dia das Mães, às 20 horas, na Capela de Santo Alexandre, em prol de doações de instrumentos e materiais para o Projeto Cururu e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, que atendem crianças e adolescentes carentes com educação musical e formação cidadã. O repertório terá peças de Bach, Mozart, Gustav Mahler, Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, e a participação especial de Vicente Malheiros da Fonseca ao piano e do Coro do Projeto Cururu, em versão teatral da Lenda do Boto, do Maestro Isoca.

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de Opinião
A contralto Gabriella Florenzano / DIV.O Projeto Cururu é uma ação social da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, em Belém, coordenada pelo Frei Juraci Stevan, com apoio técnico do Maestro Jonas Arraes e sua esposa Rosa Arraes. Ensina gratuitamente teoria musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, clarinete e dança a 140 crianças e adolescentes, integrados através dos Corais Infantil e Juvenil, Grupo de Flautas e Orquestra Jovem.

Promove freqüentes apresentações artísticas, culturais e religiosas e foi premiado em 2006 com o Top Social de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) nacional.

Para manutenção do projeto há necessidade, principalmente, de cordas para violino, viola, cello e contrabaixo acústico; breus, crinas, arcos e palhetas para clarinete; instrumentos de cordas da família dos violinos; sapatilhas e malhas de balé para faixa etária de 7 a 12 anos; cadernos de música; e quadro (lousa), preferencialmente de vidro, para uso com pincel próprio.

 Única premiada

A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, de Santarém (PA), idealizada e dirigida por José Agostinho da Fonseca Neto, o Maestro Tinho, criou e mantém a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, que já se apresentou em várias cidades da Amazônia, inclusive Belém, e em São Paulo, no Teatro SESC Pompéia e Theatro Municipal. É a única no Brasil (na época com formação e nome de “Banda Sinfônica Wilson Fonseca”), agraciada com o Prêmio Ministério da Cultura, denominado Prêmio Mário de Andrade, em 1998, por sua participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade.  

Concerto em Belém homenageia mães  - Gente de OpiniãoAlém de dois CDs (Sinfonia Amazônica), já gravou o DVD A Música e o Maestro – 95 anos. São também frutos do trabalho da Escola - e mantidos por ela - coral, banda do curso preparatório e grupos camerísticos. Orquestra e Escola são consideradas “Cartão de Visita Musical” e “Patrimônio Cultural” da Pérola do Tapajós.

A instituição precisa de instrumentos de sopro (flautins, flautas, oboés, clarinetes, saxofones e fagotes), de metais (trompetes, trompas, eufônios, trombones e tubas) e de percussão (pratos, caixas, bombos, xilofones, glokenspiels, vibrafones, marimbas, sinos, triângulos, tímpanos). Para  o Projeto Cordas e criar a primeira orquestra sinfônica do interior da Amazônia, depende de professores e do instrumental (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos de cordas). 

(*) Criou, dirige e edita, há 17 anos, o jornal Uruá-Tapera. É consultora da Assembléia Legislativa do Pará. Conheça o blog de Franssi. 

SERVIÇO

Maestro Jonas Arraes: jonasarraes@oi.com.br 
(91) 8866.8869 e (91) 3083.5968.
Maestro José Agostinho da Fonseca Neto (Tinho): tinhofonseca@gmail.com
 
(93) 3223-5770 e 9122-1767.

Pianista Humberto Azulay: betinhoazulay@hotmail.com Cantora lírica Gabriella Florenzano: gabi@uruatapera.com

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um