Quarta-feira, 13 de novembro de 2024 - 17h35

No último domingo (03/11), a comunidade quilombola de
Pimenteiras, em Rondônia, viveu um dia especial dedicado à valorização de sua rica
história e cultura. A instrutora Bruna Fava ministrou uma oficina de Turismo
Cultural, promovendo um momento de reflexão e aprendizado sobre as
potencialidades turísticas da região.
O evento, organizado em parceria com a Associação Rural dos
Remanescentes de Quilombos do Reduto e a comunidade Santa Cruz Corbela, teve
como objetivo principal capacitar os moradores para identificar e explorar os
atrativos turísticos locais, como a rica cultura, as tradições e a beleza
natural da região.
"A oficina foi uma oportunidade única para que a comunidade pudesse reconhecer o seu próprio potencial turístico", afirmou Bruna Fava, instrutora do evento. "Ao valorizar a cultura quilombola, estamos abrindo portas para o desenvolvimento econômico e social da região".

Durante a oficina, os participantes discutiram sobre os conceitos de turismo cultural e etnoculturismo, além de mapear os principais atrativos turísticos da região. A ideia é que, a partir desse conhecimento, a comunidade possa desenvolver projetos e iniciativas que promovam o turismo de forma sustentável, gerando renda e fortalecendo a identidade local.
O Gerente da Unidade Regional de Vilhena, Charif Mohamed, destacou a importância da iniciativa: "O turismo cultural é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de comunidades tradicionais como a de Pimenteiras. Ao valorizar sua história e cultura, a comunidade pode atrair visitantes e gerar renda, além de preservar suas tradições para as futuras gerações".
A oficina marca um novo momento para a comunidade quilombola de Pimenteiras, que passa a enxergar o turismo como uma oportunidade de desenvolvimento. Com a capacitação e o apoio das instituições parceiras, a comunidade está pronta para trilhar um novo caminho, valorizando suas raízes e construindo um futuro mais próspero.
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)