Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Começou o XI ArraiaLeste no campo de futebol do JK


Começou o XI ArraiaLeste no campo de futebol do JK - Gente de Opinião

Com a apresentação da Quadrilha Junina Forte Príncipe, ontem as 21 horas, foi aberto o 11ª Edição do ArraiaLeste em Porto Velho.

A Forte Príncipe é a quadrilha oficial do ArraiaLeste e entrou sob o comando da folclorista Dona Laura, mostrando que será uma das juninas que vai em busca do título do Flor do Maracujá deste ano. O criador e coordenador do evento Maikon e o diretor de eventos Raimisson Correa garantem, que todas as exigências no que diz respeito a segurança dos frequentadores do Arraial foram tomadas. “Nossa festa pode ter certeza, será uma das melhores do Circuito Junino 2018” disse Maikon.

Na festa de abertura, a Junina Forte Príncipe fez uma brilhante apresentação mostrando o potencial folclorico dos grupos da Zona Leste. “Quando nos propomos a tomar a frente das apresentações deste arraial, colocamos como prioridade, exigir de todos os grupos, que coloquem na arena o que de melhor eles têm”, disse Dona Laura.

Segunda Noite

Neste sábado 09, segunda noite do ArraiaLeste, quem vai abrilhantar as pessoas que estiverem nas arquibancadas, é a junina Unidos do Palheiral que vem do município de Candeias do Jamari, mostrar como está sua preparação para a apresentação no Flor do Maracujá no mês de julho. “Vamos mostrar a garra do quadrilheiro de Candeias do Jamari na noite deste sábado”. Renan.

Amanhã domingo 10, a atração folclórica será a junina Tradição, representando a Zona Sul de Porto Velho sob a coordenação do Lucas.

Segunda e terça feira será a vez do segmento gospel fazer suas apresentações no Arraial da Zona Leste.

Duelo

Uma das tradições do ArraiaLeste, é a realização do “Duelo” entre grupos de quadrilhas. Este ano a disputa vai acontecer entre as quadrilhas “Matutos do Socialista” X Nova Junina do Orgulho do Madeira. Os dirigentes Nenezão e Raimisson prometem uma espetacular disputa entre os grupos, que também estarão duelando para ver, qual das duas será classificada para se apresentar no Flor do Maracujá como integrante do Grupo especial. A disputa para o Maracujá acontecerá durante as eliminatórias coordenada pela Federon enquanto o Duelo no ArraiaLeste, vai acontecer quarta feira dia 13.

O ArraiaLeste está montado no Campo de Futebol do JK na Zona Leste de Porto Velho.



Começou o XI ArraiaLeste no campo de futebol do JK - Gente de Opinião


Segundo nossas fontes, a XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá – Arraial Flor do Maracujá vai acontecer no final do mês de julho, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques).

*********

A Federon queria começar o evento, no dia 20 de junho, porém, após algumas reuniões com a presença do governador Daniel Pereira e do prefeito Hildon Chaves, sugeriram que a data fosse mudada para o final de julho, alegando que assim, teriam mais tempo para contatar alguns empresários quanto o patrocínio de suas empresas para os grupos folclóricos.

********

A data precisa, ainda não foi escolhida pelos dirigentes da Federon, porém, existem duas possibilidades. Dia 20 ou 27 de julho. Provavelmente vai ficar para o dia 27, que é quando o funcionalismo público já tem recebido o salário.

********

Este ano o Flor do Maracujá volta a ser realizado em DEZ dias. Desde de 2014, que a festa estava acontecendo durante 12 dias. Assim sendo, caso prevaleça a data de 27 de julho. O Arraial será aberto com a realização do Concurso Eliminatório entre as quadrilhas que pretendem participar das disputas em 2019, com as juninas que formam o Grupo Especial.

********

Até ontem estava confirmada a participação das Juninas do Orgulho do Madeira, JUCADIO e Matutos do Socialista. Além dos grupos de quadrilhas mirins. No segmento Boi Bumbá não existe o grupo de Acesso.

********

Por falar em Arraial, desde ontem quem está bombando é o ARRAIALESTE la no Campo do JK. Hoje quem se apresenta, é a junina Unidos do Palheiral que vem la do Candeias do Jamari.

********

Outro evento que está acontecendo desde ontem, é o Arraial da Catedral, no pátio do Auditório D, João Batista Costa pela D Pedro II. O Arrecadado no Arraial que vai até amanhã, será investido na reforma da Catedral do Sagrado Coração de Jesus.

*********

A animação musical é por conta do Silvinho Santos e do Branco Moraes. Tem comida típica de todo jeito. Tudo preparado com esmero pelas devotas do Sagrado Coração de Jesus. Agenda que a festa é boa!

********

Enquanto isso, hoje a partir das 14 horas, começa mais uma rodada do famoso projeto Samba Autoral. Coordenado ´pela família Asfaltão. O Samba Autoral acontece sempre no primeiro sábado do mês;.



********

Esta edição do Samba Autoral será em homenagem a Dona Ivone Lara. Na primeira parte,os compositores vão mostrar parte da obra da compositora do Império Serrano, a primeira mulher a integrar a Ala de Compositores de uma escola de samba.

********

Depois da homenagem a Ivone Lara o Samba Autoral começa pra valer, com os compositores mostrando suas novas canções. O Samba Autoral acontece no Bar do Calixto a rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças. Quer me ver cantando samba, vai lá!

********

No inicio da próxima semana, a equipe técnica da Setur vai fiscalizar a obra dos Barracões dos Bumbás de Guajará Mirim. Quem está comandando a equipe é Judilson Dias com seu motorista Frank.



********

Se tudo estiver dentro das normas, os Barracões de Malhadinho e Flor do Campo serão inaugurados no mês de julho. Resta saber se o Duelo na fronteira vai acontecer na data tradicional, que é a segunda semana do mês de agosto.

********

O Ministério Público de Guajará Mirim impediu que o governo do estado através da Sejucel entregasse aos bois, o material que foi adquirido e está numa sala da Sejucel em Porto Velho, desde 2016.

********

Não sei não, acho que o Procurador de Guajará está radicalizando demais. Se o material já foi comprado, deixa entregar pros grupos. O dinheiro já foi pago e o material está se desgastando na Sejucel. É muito zelo!

*********

Te espero no Arraial da Catedral morena!





Sagrada Família celebra Jubileu de Prata
da Pastoral da Pessoa Idosa - Domingo

A Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Sagrada Família (Rua Buenos Aires, Embratel) realiza domingo atividades para celebrar o Jubileu de Prata daquele grupo que atualmente conta com cerca de 100 participantes, conforme o pároco, padre Geraldo Siqueira de Almeida.

Coordenado pelas paroquianas Conceição Portela e Rosa Curi, com a ajuda de várias voluntárias, a pastoral se propõe à valorização da pessoa idosa, contribuindo com sua auto-estima e integração familiar e social.

Com a orientação do Padre- Médico dr. José Eduardo Góes, este grupo iniciou suas atividades em 1993 sendo a primeira Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Porto Velho.Iniciamente, quando a paróquia ainda não era estruturada, as reunióes mensais eram feitas nas casas das coordenadoras. Agora os encontros acontecem na paróquia, com a celebracão da missa, café da manhã e palestras formativas por profissionais de diversas  áreas. Visitas domiciliares também são feitas aos idosos doentes.

Neste domingo, a comemoração começa às 8 horas com a missa a ser celebrada pelo Bispo Emérito de Porto Velho, D. Moacir Grecchi, seguindo um Café da Manhã compartilhado com a comunidade e atividades na área de lazer e apresentação musical.

Começou o XI ArraiaLeste no campo de futebol do JK - Gente de Opinião