Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Começa processo de construção da Escola Técnica de RO.


Diretor de Escola Técnica visita Rondônia para  dar início ao processo de construção do órgão

O diretor geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, estará nesta quarta-feira (20)  no Estado, para dar início às ações necessárias à implantação da Escola Técnica da Capital. Os trabalhos serão desenvolvidos juntamente com a Prefeitura. Em Porto Velho, Jimenez conhecerá dois terrenos disponibilizados pela administração municipal para a construção do órgão e visitará entidades ligadas à educação e produção, como Unir, Fiero e Fecomércio, entre outras, que farão parte de uma pesquisa sobre as necessidades de formação profissional no município, envolvendo todos os segmentos da sociedade local.

O formulário da pesquisa que está sendo distribuído pela Prefeitura, será utilizado para a definição dos cursos que serão oferecidos para a população, assim como os projetos pedagógico e de arquitetura/engenharia, além de equipamentos e laboratórios do órgão. Em Rondônia, Jimenez também visitará Ji-Paraná, onde está prevista outra escola técnica federal. Um terceiro estabelecimento será construído em Vilhena.

Para o prefeito Roberto Sobrinho, a construção da Escola Técnica Federal de Porto Velho é uma conquista da senadora Fátima Cleide (PT), que há dois anos vem mantendo contato com o Ministério da Educação, com o objetivo de garantir a qualificação dos trabalhadores de Rondônia para os grandes empreendimentos previstos pelo governo federal para Porto Velho, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Esta  escola representa um instrumento fundamental  para o município, neste momento em que a Capital se prepara para a  construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Precisamos qualificar os nossos trabalhadores para estas obras e, assim, garantir este mercado de trabalho para a nossa população”, considera o prefeito.

Roberto Sobrinho destaca a importância da participação de toda a sociedade, em especial do setor produtivo, no estudo sócio-econômico que vai dar base para a escolha dos cursos que a Escola Técnica oferecerá. Para a realização da pesquisa, serão distribuídos questionários para empresas dos setores primário, secundário e terciário, conselhos profissionais, dirigentes de instituições públicas federais, estaduais e municipais, classe política, dirigentes de empresas estatais e do terceiro setor, líderes comunitários, sindicatos patronais e dos trabalhadores, religiosos, dirigentes de universidades, faculdades, centros de formação profissional, escolas e também ao cidadão que possa contribuir com informações pertinentes. Esta ampla pesquisa  será levada para discussão em uma audiência pública, marcada para 14 de março, e promovida com o objetivo de definir os cursos que serão disponibilizados na Escola Técnica.

Lotado em Manaus, Raimundo Vicente Jimenez foi nomeado pelo MEC como diretor da Escola Técnica de Rondônia para a implantação do órgão no Estado.

Plano de Expansão da Educação Profissional

As escolas técnicas fazem parte do Plano de Expansão da Educação Profissional, do governo federal, com o propósito de criar condições favoráveis à formação e qualificação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino,  suporte ao desenvolvimento da atividade produtiva, oportunidades de geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e estímulo ao desenvolvimento socioeconômico em níveis local e regional. Serão implantadas 150 escolas técnica no país, sendo três no Estado de Rondônia, com sede nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio