Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Começa o prazo para o cadastramento escolar



O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC – alerta todos os diretores das escolas estaduais, que começou no último dia 26 o Censo Escolar 2010. O Censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias de educação.

A Seduc firmou um convênio com o Inep com a finalidade de apoiar a realização das atividades relativas ao Censo Escolar da educação básica como a execução do processo censitário da preparação à divulgação dos resultados em todo o levantamento referido ao ano letivo de 2010.

Cada escola é responsável pelo preenchimento do censo e da situação de cada aluno, para isso a Seduc treinou mais de 1500 servidores, entre diretores, secretário e supervisores de escolas, para cadastrarem os dados no sistema disponível no site: www.educacenso.inep.gov.br . “Treinamos nossos servidores para que nenhuma escola deixe de ser cadastrada. O fornecimento destes dados são importantes para o bom andamento da nossa educação”, destacou a secretária Irany Freire.

Finalidade do Censo

O censo escolar consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país. Seu principal objetivo é de fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e analises sobre a realidade do sistema de educacional brasileiro, bem como, para fins de elaboração de indicadores, orientando o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.

Cronograma de cadastramento

As escolas com até 500 alunos matriculados tem o prazo para digitação e verificação dos relatórios perfil escola e gerenciais de 26 de maio a 20 de junho. A data de conferência das informações prestadas é de 20 a 30 de junho.

As escolas com até mil alunos tem o prazo de 26 de maio a 30 de junho e para conferência dos dados de primeiro a 15 de julho.

Escolas com até 1500 alunos matriculados devem fazer o cadastramento até o dia 18 de julho, com as conferências das informações de 18 a 31 de julho.

Até o dia 31 de julho devem ser cadastradas as escolas com até dois mil alunos matriculados, a conferência dos dados devem ser feitas de primeiro a 15 de agosto.

Escolas com mais de dois mil alunos devem ser cadastradas até o 15 de agosto, com conferência de dados de 15 a 30 de agosto.

A secretária alerta ainda que as escolas devem estar atentas aos cronogramas do cadastramento. “Cada escola deve estar atenta ao cronograma do censo. É preciso cadastrar o quanto antes para não deixar para última hora, com esse levantamento é possível saber a necessidade de cada escola” finalizou Irany Freire.

O departamento de estatística da Seduc alerta que a escola que ainda não estiver cadastrada no sistema Educacenso, deve procurar o setor para efetuar o cadastramento.

Fonte: A/I SEDUC
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)