Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Começa o prazo para o cadastramento escolar



O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC – alerta todos os diretores das escolas estaduais, que começou no último dia 26 o Censo Escolar 2010. O Censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias de educação.

A Seduc firmou um convênio com o Inep com a finalidade de apoiar a realização das atividades relativas ao Censo Escolar da educação básica como a execução do processo censitário da preparação à divulgação dos resultados em todo o levantamento referido ao ano letivo de 2010.

Cada escola é responsável pelo preenchimento do censo e da situação de cada aluno, para isso a Seduc treinou mais de 1500 servidores, entre diretores, secretário e supervisores de escolas, para cadastrarem os dados no sistema disponível no site: www.educacenso.inep.gov.br . “Treinamos nossos servidores para que nenhuma escola deixe de ser cadastrada. O fornecimento destes dados são importantes para o bom andamento da nossa educação”, destacou a secretária Irany Freire.

Finalidade do Censo

O censo escolar consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país. Seu principal objetivo é de fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e analises sobre a realidade do sistema de educacional brasileiro, bem como, para fins de elaboração de indicadores, orientando o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.

Cronograma de cadastramento

As escolas com até 500 alunos matriculados tem o prazo para digitação e verificação dos relatórios perfil escola e gerenciais de 26 de maio a 20 de junho. A data de conferência das informações prestadas é de 20 a 30 de junho.

As escolas com até mil alunos tem o prazo de 26 de maio a 30 de junho e para conferência dos dados de primeiro a 15 de julho.

Escolas com até 1500 alunos matriculados devem fazer o cadastramento até o dia 18 de julho, com as conferências das informações de 18 a 31 de julho.

Até o dia 31 de julho devem ser cadastradas as escolas com até dois mil alunos matriculados, a conferência dos dados devem ser feitas de primeiro a 15 de agosto.

Escolas com mais de dois mil alunos devem ser cadastradas até o 15 de agosto, com conferência de dados de 15 a 30 de agosto.

A secretária alerta ainda que as escolas devem estar atentas aos cronogramas do cadastramento. “Cada escola deve estar atenta ao cronograma do censo. É preciso cadastrar o quanto antes para não deixar para última hora, com esse levantamento é possível saber a necessidade de cada escola” finalizou Irany Freire.

O departamento de estatística da Seduc alerta que a escola que ainda não estiver cadastrada no sistema Educacenso, deve procurar o setor para efetuar o cadastramento.

Fonte: A/I SEDUC
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio