Segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 14h15
O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC – alerta todos os diretores das escolas estaduais, que começou no último dia 26 o Censo Escolar 2010. O Censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias de educação.
A Seduc firmou um convênio com o Inep com a finalidade de apoiar a realização das atividades relativas ao Censo Escolar da educação básica como a execução do processo censitário da preparação à divulgação dos resultados em todo o levantamento referido ao ano letivo de 2010.
Cada escola é responsável pelo preenchimento do censo e da situação de cada aluno, para isso a Seduc treinou mais de 1500 servidores, entre diretores, secretário e supervisores de escolas, para cadastrarem os dados no sistema disponível no site: www.educacenso.inep.gov.br . “Treinamos nossos servidores para que nenhuma escola deixe de ser cadastrada. O fornecimento destes dados são importantes para o bom andamento da nossa educação”, destacou a secretária Irany Freire.
Finalidade do Censo
O censo escolar consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país. Seu principal objetivo é de fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e analises sobre a realidade do sistema de educacional brasileiro, bem como, para fins de elaboração de indicadores, orientando o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.
Cronograma de cadastramento
As escolas com até 500 alunos matriculados tem o prazo para digitação e verificação dos relatórios perfil escola e gerenciais de 26 de maio a 20 de junho. A data de conferência das informações prestadas é de 20 a 30 de junho.
As escolas com até mil alunos tem o prazo de 26 de maio a 30 de junho e para conferência dos dados de primeiro a 15 de julho.
Escolas com até 1500 alunos matriculados devem fazer o cadastramento até o dia 18 de julho, com as conferências das informações de 18 a 31 de julho.
Até o dia 31 de julho devem ser cadastradas as escolas com até dois mil alunos matriculados, a conferência dos dados devem ser feitas de primeiro a 15 de agosto.
Escolas com mais de dois mil alunos devem ser cadastradas até o 15 de agosto, com conferência de dados de 15 a 30 de agosto.
A secretária alerta ainda que as escolas devem estar atentas aos cronogramas do cadastramento. “Cada escola deve estar atenta ao cronograma do censo. É preciso cadastrar o quanto antes para não deixar para última hora, com esse levantamento é possível saber a necessidade de cada escola” finalizou Irany Freire.
O departamento de estatística da Seduc alerta que a escola que ainda não estiver cadastrada no sistema Educacenso, deve procurar o setor para efetuar o cadastramento.
Fonte: A/I SEDUC
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)