Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Começa escolha do livro didático



O governo estadual deu início ao processo de escolha do livro didático para o próximo ano, com a participação de todas as escolas da rede públicas que atendem ao ensino médio regular e estejam cadastradas no censo escolar 2010. A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública.

A escolha das obras será realizada pelos professores pertencentes ao quadro de funcionários da escola e de acordo com a área de atuação de cada um. A análise das obras já pode ser realizada pelas escolas no site www.fnde.gov.br. O guia do livro didático 2012 traz o resumo das obras selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) que deve servir como base para a escolha do professor.

Além da disponibilidade na internet, os guias serão entregues às escolas pelos correios durante todo mês de abril. Os livros escolhidos são para uso dos alunos do ensino médio regular no triênio 2012, 2013,2014. No mês de abril o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviará, também, através dos correios a carta-amarela contendo login e senha de acesso ao sistema de escolha.

O período para registro da escolha na internet é de 23 de maio a 12 de junho de 2011, no portal www.fnde.gov.br na seção destaques, no link escolha PNDL 2012. A atividade acontece simultaneamente em todas as escolas públicas que atendem ao ensino médio regular. “Com o guia do programa nacional do livro didático 2012 em mãos, os professores e diretores podem conhecer os livros e debater quais são os títulos mais adequados a sua proposta pedagógica” – explicou a técnica da Seduc, Sandra Feitoza.

O secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, disse que o registro da escolha será exclusivo pela internet. “A escolha do livro didático para o ensino médio é um momento importante para que o professor, através das análises, estudos e debates com os colegas, possa identificar nos textos das resenhas das obras, indicativos que se coadunem com os objetivos definidos pela unidade de ensino visando estabelecer uma aproximação o mais efetiva possível entre o livro didático e o projeto político-pedagógico da escola”, explicou.

O livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo processo do PNDL daqui a três anos. “Não façam escolhas puramente individuais ou irrefletidas; isso pode dificultar e até impedir o trabalho da equipe. Discutam exaustivamente, decidam em equipe”, aconselhou Elarrat.


Novidades

Na edição atual do PNDL 2012 será distribuída além dos livros didáticos dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física e química, as escolas receberão também os componentes curriculares de língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), sociologia e filosofia. De acordo com a resolução nº 60 de 20 de novembro de 2009/FNDE/MEC, os livros didáticos de língua estrangeira moderna serão seriados e consumíveis e os de sociologia e filosofia serão em volume único e consumíveis. “Livros consumíveis, são aqueles que são repostos todos os anos, não havendo necessidade de devolução no final do ano letivo”, explicou Sandra Feitoza.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio