Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Colônias de férias na escolas municipais de Porto Velho


Os alunos e moradores próximos de 37 escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho estão tendo umas férias diferentes nesse ano. Ao invés de ficarem de portas fechadas durante o recesso, de 7 a 14 de janeiro os prédios escolares estarão funcionando como colônias de férias.

A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa oferecer uma opção de lazer e recreação para as férias escolares, ocupando o tempo ocioso dos alunos e da comunidade com atividades saudáveis. “As atividades estão sendo oferecidas em todas as regiões da cidade e também em escolas ao longo do eixo da BR-364 e do Baixo Madeira”, informa a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.

A Colônia funciona das 8h às 14h e é voltada tanto aos alunos matriculados nas escolas como à comunidade em geral. A estimativa da Semed é de mobilizar cerca de 10.000 alunos/dia com as atividades educativas, recreativas e esportivas.

A programação da colônia varia de escola para escola. Entre as atividades oferecidas estão palestras sobre saúde e sexualidade, educação ambiental, educação de trânsito, cinema, capoeira, danças, festival de pipa, teatro, fantoches, atividades esportivas, recreativas e de artes. Algumas escolas vão promover ainda um baile carnavalesco de encerramento, no dia 14. Também é oferecido lanche aos participantes.

A secretária Epifânia ressalta que apesar de ser o primeiro ano de sua realização, a colônia de férias não é uma ação isolada. Rotineiramente a Semed já oferece atividades do gênero durante o período das aulas, através de outras ações e projetos como Escola Aberta, Segundo Tempo, AABB Comunidade, Escola Amiga: Prevenindo a violência doméstica contra crianças e adolescentes, Transando Saúde nas Escolas, entre outros. “O nosso desejo é que todos os alunos possam contar com atividades nas suas escolas no contraturno das aulas o ano todo”, destaca Epifânia.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)