Sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 12h36
Com foco nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) lançou nesta quarta-feira, na Faculdade Católica de Rondônia, o projeto "O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania".
Segundo Maria Helena Cruz Magalhães, secretária do COEP/RO, o comitê iniciou um trabalho de sensibilização dos jovens para o exercício da cidadania em 2001, e adotou como público alvo alunos das escolas de ensino fundamental, "por serem privilegiados na aquisição de conhecimentos e valores que fundamentam uma visão crítica da sociedade e a prática de ações solidárias", explicou.
O COEP, criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, atua, hoje, em todo o território nacional, em parceria com mais de mil organizações, públicas e privadas, constituindo-se em uma grande rede de ação cidadã que incentiva e articula iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais pobres.
A ação desenvolvida nas escolas envolve debates, palestras e outras iniciativas voltadas para os objetivos do milênio. Há quatro anos o comitê realiza um concurso de música, com produção de CD, atividade que envolve muitos jovens. As escolas podem se inscrever até o dia 27 de maio, na secretaria do Comitê (3229.1545, ramal: 260, ou pelo e-mail: helena.magalhaes@pvo.incra.gov.br).
"Os resultados alcançados estimulam o COEP a intensificar o trabalho nas escolas em Rondônia e, fazendo-o em parceria com entidades associadas e colaboradoras, proporciona oportunidade para demonstrarem suas responsabilidades sócio-ambientais à comunidade rondoniense", afirmou Magalhães.
Fonte: Jeanne Machado
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia
Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)