Sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 12h36
Com foco nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) lançou nesta quarta-feira, na Faculdade Católica de Rondônia, o projeto "O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania".
Segundo Maria Helena Cruz Magalhães, secretária do COEP/RO, o comitê iniciou um trabalho de sensibilização dos jovens para o exercício da cidadania em 2001, e adotou como público alvo alunos das escolas de ensino fundamental, "por serem privilegiados na aquisição de conhecimentos e valores que fundamentam uma visão crítica da sociedade e a prática de ações solidárias", explicou.
O COEP, criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, atua, hoje, em todo o território nacional, em parceria com mais de mil organizações, públicas e privadas, constituindo-se em uma grande rede de ação cidadã que incentiva e articula iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais pobres.
A ação desenvolvida nas escolas envolve debates, palestras e outras iniciativas voltadas para os objetivos do milênio. Há quatro anos o comitê realiza um concurso de música, com produção de CD, atividade que envolve muitos jovens. As escolas podem se inscrever até o dia 27 de maio, na secretaria do Comitê (3229.1545, ramal: 260, ou pelo e-mail: helena.magalhaes@pvo.incra.gov.br).
"Os resultados alcançados estimulam o COEP a intensificar o trabalho nas escolas em Rondônia e, fazendo-o em parceria com entidades associadas e colaboradoras, proporciona oportunidade para demonstrarem suas responsabilidades sócio-ambientais à comunidade rondoniense", afirmou Magalhães.
Fonte: Jeanne Machado
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet
Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026
No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas
O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)