Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CineOca reestreia programação com mostra francesa


Filmes franceses recentes e música também originária do país europeu interpretada por músicos de Porto Velho marcam a programação de estreia do CineOca 2013, uma parceria do cineclube com o Sesc de Porto Velho. Os filmes serão exibidos gratuitamente nos dias 4, 5 e 6 de abril, no Cinesec, sempre as 19h30. No sábado, no encerramento da mostra as cantoras líricas  Wilka Leles, Aline Heidrich e o músico Mauro Araújo farão uma apresentação com canções francesas, coroando a programação em grande estilo.

A interação cinema com outras artes é também uma proposta cineclubista, que procura compartilhar a experiência cinematográfica, refletindo sobre a linguagem, temática, proposta e as repercussões da obra. “Cada expectador tem sua visão de acordo com sua vivência, bagagem cultural, mas quando debatemos ampliamos nossas percepções sobre o filme”, lembra Simone Norberto, presidente do CineOca.

O Cineclube, fundado em 2005, tem uma trajetória de contribuição cultural para com o público de Porto Velho, sem oportunidade de acesso a produções alternativas, de qualidade, de diferentes nacionalidades, regionais, nacionais, com temáticas que contribuam para a consciência social. “Cineclubismo é a organização do próprio público, que pode escolher o que quer ver, sem seguir as regras de mercado”, completou Michele Saraiva também cineclubista e responsável pela audiovisual do Sesc.

  

P r o g r a m a ç ã o

Os filmes escolhidos para a mostra de abertura do CineOca, são produções em longa metragens dos gêneros drama, comédia e romance de diferentes cineastas franceses. A exibição é gratuita e aberta à comunidade. Confira a sinopse dos filmes abaixo

  

Dia 4, quinta-feira, 19h30 - Coco Chanel & Igor Stravinsky:  

um filme francês de 2009, dirigido por Jan Kounen. Coco Chanel, devotada a seu trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur Boy Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sinfonia A Sagração da Primavera. Ela se encanta pela música, mas o público vaia uma obra revolucionária e moderna para seu tempo. 

Sete anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram em situações opostas. Ela agora é uma estilista famosa, rica e respeitada, e vive a dor da morte de Boy, enquanto ele vive em exílio na França após a Revolução Russa. A atração entre os dois é imediata. Coco o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor; Igor aceita e muda-se com a mulher e filhos. Um intenso romance então se inicia entre os dois artistas na fase mais criativa de suas carreiras. 

Clique aqui para ver o trailer

 
 

Dia 5, sexta-feira, 19h30 – Minhas Tardes com Margueritte  

É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinquentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais. 

Clique aqui para ver o trailer

 
 

Dia 6, sábado, 19h30 – Stella 

1977, periferia de Paris. Stella (Léora Barbara) é uma jovem de 11 anos que vive com os pais. Recentemente ela foi admitida em uma famosa escola da cidade, onde conhece Gladys (Mélissa Rodriguez), filha de um judeu intelectual. Através desta amizade ela conhece um mundo novo, diferente de tudo o que conhecia até então.

 
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)