Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CineOca promove Seminário na Capital



Evento terá palestras e debates com convidados do Rio de Janeiro e São Paulo nos dias 21, 22 e 23 de abril

 

O “Circuito em Construção: seminário para a autossustentabilidade cineclubista” acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2009, no Teatro Banzeiros do Centro de Treinamento de Professores.

O evento é uma edição estadual do Circuito Nacional que ocorreu no Rio de Janeiro, em julho de 2008, e tem como objetivo promover o movimento cineclubista, mostrando à sociedade local a importância da atividade para a formação e enriquecimento cultural da população, bem como a valorização do audiovisual como instrumento educacional e crítico.


O Seminário abre espaço também para o debate sobre o compromisso de desenvolver um ambiente para que agentes de produção, distribuição e, sobretudo, exibição audiovisual estejam inseridos na lógica da Economia da Cultura, através do estímulo a criação e fortalecimento de pontos de exibição autossustentáveis.


Realizado pela Associação Cultural Tela Brasilis, do Rio de Janeiro, com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e patrocínio do Governo Federal, em Rondônia, o evento tem a co-realização do CineOca, cineclube de Rondônia em parceria com Sesc Rondônia; Semed - Secretaria Municipal de Educação; Secel - Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer; senadora Fátima Cleide; Fundação Municipal de Cultura Iaripuna e Fred Perillo: Consultoria de Comunicação.


Entre os temas propostos para o debate estão: a revisão da legislação de direito autoral; programação; direito do público e leis de incentivo.

Participam dos debates: João Batista Pimentel, secretário geral do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, Eduardo Ades, da Associação Cultural Tela Brasilis, Frederico Cardoso, coordenador executivo do Cine + Cultura, programa do Ministério da Cultura e Antônio Leal, advogado do Rio de Janeiro, especialista em Leis de incentivo à Cultura.

Interessados em participar do seminário podem fazer a inscrição pelo e-mail: cineoca@gmail.com. Para participar da oficina de Leis de Incentivo, que também é gratuita, é preciso fazer a inscrição no Sesc Esplanada.

 

 

O que: Seminário Circuito em Construção

Quando: 21, 22 e 23 de abril

Onde: Teatro Banzeiros do Centro de Treinamento de Professores, Rua José do Patrocínio, 512 – Centro de Porto Velho.

Entrada: franca – distribuição de apostilas para os 50 primeiros inscritos

Inscrição: enviar e-mail para cineoca@gmail.com

Telefones: (69) 92017350 / 99848944

Fonte: Malu Calixto

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)