Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Cineamazônia Itinerante começa atividades na Resex Rio Ouro Preto


Cineamazônia Itinerante começa atividades na Resex Rio Ouro Preto - Gente de Opinião 

A noite da quarta-feira (23) foi bastante especial para o Cineamazônia Itinerante: o projeto iniciou suas atividades no espaço comunitário da Resex Rio Ouro Preto, que fica a 50 quilômetros por estrada de chão de Guajará-Mirim.

A unidade de conservação de uso sustentável foi uma das quatro primeiras criadas no Brasil e recebeu pela segunda vez a atividade do projeto que levou muitos filmes curta metragens e a apresentação do palhaço Cloro (artista argentino Diego Gamarra). A dona Francisca Rodrigues, de 66 anos, também teve seu depoimento exibido, após participação no projeto do Cineamazônia Itinerante, chamado de Museus Vivos. “Nossa comunidade tem dificuldades de acesso, logo, é difícil ter esse tipo de diversão para todos, tanto o cinema quanto a apresentação do palhaço. Esta é a segunda vez que vocês vêm até nós e gostamos muito da presença de todos”, disse Micilene Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores da Resex Rio Ouro Preto.

Cineamazônia Itinerante começa atividades na Resex Rio Ouro Preto - Gente de Opinião

Uma turma de alunos da escola 10 de Abril, do Ramal dos Seringueiros, que fica na parte de acesso terrestre a Resex Rio Ouro Preto, participou com muita animação da projeção das produções cinematográficas e da apresentação circense. “Como estamos distantes de Guajará-Mirim fica mais complicado a gente sempre levar as crianças para terem acesso a arte e a cultura. Isso é importante no processo de formação do caráter e da educação delas. Gostei da oportunidade e queremos voltar várias vezes”, afirmou a professora Hélia Souza, responsável pela turma de crianças com idades entre 07 a 12 anos de idade.

Para o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vinícius Cunha, que patrocina o Cineamazônia há sete anos, não tem preço levar cultura e arte para os lugares mais distantes do país. “Mesmo morando no Rio de Janeiro, esta é a segunda vez que venho a essa região de Guajará-Mirim. Para nós do BNDES, é um golaço marcado pelo Cineamazônia levar essa iniciativa de cinema e circo para os lugares mais distantes da Amazônia. Eu estou encantado com a alegria e participação da plateia na atividade de hoje. Estamos muito felizes em ajudar a fazer um projeto especial dessa magnitude”, destacou ele.

Cineamazônia Itinerante começa atividades na Resex Rio Ouro Preto - Gente de Opinião

Mais Cineamazônia

O Cineamazônia Itinerante continua a segunda etapa do projeto, com a exibição de filmes e apresentações circenses com o palhaço Cloro em 18 localidades no Vale do Mamoré e ao longo do Rio Guaporé até o dia 12 de setembro, quando encerrará suas atividades em Cabixi, no cone Sul do estado.

A equipe do Cineamazônia irá até comunidades ribeirinhas e quilombolas, reservas extrativistas, tanto do lado brasileiro como do lado boliviano. As primeiras apresentações serão feitas na estrada, como ocorreu na primeira etapa da itinerância.

Depois da Resex, o caminho ainda será por terra, nesta quinta-feira (24), com Guajará-Mirim abrigando o segundo dia da programação, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, a partir das 07 da noite.

Em seguida, vem a boliviana Guayaramerín na sexta-feira (25). Por fim, o distrito do Iata fecha as atividades na Pérola do Mamoré, no sábado (26).

Serão alternados municípios e localidades rondonienses e bolivianas. San Lorenzo no dia 28 e Surpresa, no dia 29 serão as primeiras localidades a receberem o projeto após a passagem por terra.

A 15ª edição do Cineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e da Lei Rouanet. Ainda tem o apoio cultural da Sejucel, Funcultural, Fecomércio e SESC Rondônia. O Cineamazônia é associado ao Fórum dos Festivais e membro do Green Film Network.

Fonte: Ascom da 15ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia / Felipe Corona – MTb 919/RO  /  Fotos: Beethoven Delano

Contato: (69) 99235-7020.

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio