Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

CINE GAIA CASA BRASIL RECEBE A II REUNIÃO DE CINECLUBISTAS DE RONDÔNIA



No próximo dia 30 de Maio (domingo) às 14h00, no Espaço Multimídia da CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL estará recebendo os Movimentos CineClubistas de Rondônia para discutir a perspectiva CineClubistas dos eixos de exibição de Cinema Alternativo, organicidade e produções locais.

Nascido de um diálogo entre o Instituto INDIA AMAZÔNIA, a Juventude Protagonista no Meio Cultural – JPC e a CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL é um prologamento do Grupo GAIA – Grupo Afro-ameríndio de Interculturalidade Amazônica, veia cultural do Instituo INDIA, que leva desde 2008 por meio do CINE GAIA produções audiovisuais nacionais para algumas escolas estaduais e municipais de Porto Velho.

Embalados por esta dialogicidade o CINE GAIA CASA BRASIL vem realizando desde de Outubro de 2009 sessões de cinema gratuitas na CASA BRASIL – Unidade Porto Velho. Não apenas na promoção do audiovisual, mas na democratização destas produções prioritariamente local e nacional para a Zona Leste da Capital, fomentando o debate a cerca das temáticas abordadas pelos filmes e construindo junto à comunidade o calendário de exibição.

Para Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar, presidente do INDIA AMAZÔNIA, esta é uma oportunidade de estarmos todos juntos para construir e dialogar nossa intervenção no cenário local político-cultural de nosso Estado.

O primeiro encontro aconteceu no início de Abril com a presença do coordenador de redes do Cine Mais Cultural, Rodrigo Buillet. Organizado pelo CineOca, o evento procurou envolver as demais instituições que exibem audiovisual para que seja organizado um movimento cineclubista mais fortalecido no Estado. O Cineclubismo é uma atividade que ganhou projeção em todo Brasil nos últimos cinco anos, porque faz campanha pela democratização das produções culturais. Várias instituições demonstraram interesse na campanha em favor do público entre elas o cineclube De Lírio, da Unir, a faculdade Ulbra de Ji-paraná, Associação Cultural Cuniã, Pontos de Cultura de Ariquemes, entre outros, além dos já citados Casa Brasil e CineOca.

A CASA BRASIL – Unidade Porto Velho enfatiza que o Convite é aberto a quem faz, pensa e consome audiovisual para enriquecer nosso debate.

Fonte: ESPAÇO MULTIMÍDIA CASA BRASIL – Unidade Porto Velho com colaboração do CineOCa

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio