Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CINE GAIA CASA BRASIL RECEBE A II REUNIÃO DE CINECLUBISTAS DE RONDÔNIA



No próximo dia 30 de Maio (domingo) às 14h00, no Espaço Multimídia da CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL estará recebendo os Movimentos CineClubistas de Rondônia para discutir a perspectiva CineClubistas dos eixos de exibição de Cinema Alternativo, organicidade e produções locais.

Nascido de um diálogo entre o Instituto INDIA AMAZÔNIA, a Juventude Protagonista no Meio Cultural – JPC e a CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL é um prologamento do Grupo GAIA – Grupo Afro-ameríndio de Interculturalidade Amazônica, veia cultural do Instituo INDIA, que leva desde 2008 por meio do CINE GAIA produções audiovisuais nacionais para algumas escolas estaduais e municipais de Porto Velho.

Embalados por esta dialogicidade o CINE GAIA CASA BRASIL vem realizando desde de Outubro de 2009 sessões de cinema gratuitas na CASA BRASIL – Unidade Porto Velho. Não apenas na promoção do audiovisual, mas na democratização destas produções prioritariamente local e nacional para a Zona Leste da Capital, fomentando o debate a cerca das temáticas abordadas pelos filmes e construindo junto à comunidade o calendário de exibição.

Para Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar, presidente do INDIA AMAZÔNIA, esta é uma oportunidade de estarmos todos juntos para construir e dialogar nossa intervenção no cenário local político-cultural de nosso Estado.

O primeiro encontro aconteceu no início de Abril com a presença do coordenador de redes do Cine Mais Cultural, Rodrigo Buillet. Organizado pelo CineOca, o evento procurou envolver as demais instituições que exibem audiovisual para que seja organizado um movimento cineclubista mais fortalecido no Estado. O Cineclubismo é uma atividade que ganhou projeção em todo Brasil nos últimos cinco anos, porque faz campanha pela democratização das produções culturais. Várias instituições demonstraram interesse na campanha em favor do público entre elas o cineclube De Lírio, da Unir, a faculdade Ulbra de Ji-paraná, Associação Cultural Cuniã, Pontos de Cultura de Ariquemes, entre outros, além dos já citados Casa Brasil e CineOca.

A CASA BRASIL – Unidade Porto Velho enfatiza que o Convite é aberto a quem faz, pensa e consome audiovisual para enriquecer nosso debate.

Fonte: ESPAÇO MULTIMÍDIA CASA BRASIL – Unidade Porto Velho com colaboração do CineOCa

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições

2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições

O 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia – FERA, recebeu 71 projetos inscritos nesta edição, reunindo vozes potentes e narrativas que nascem

Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas

Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas

Neste sábado (18), às 19h no Calçadão Manelão no Mercado Cultural acontece o 1°Concurso de Marchinhas Mávilo Melo, com o tema: “As Jades”. “A ideali

Primeira exposição individual de Jorge Feitosa em Paris leva ao público europeu reflexões sobre identidade amazônica, ética global e sustentabilidade

Primeira exposição individual de Jorge Feitosa em Paris leva ao público europeu reflexões sobre identidade amazônica, ética global e sustentabilidade

Entre os dias 23 e 28 de outubro, o artista visual Jorge Feitosa apresentará em Paris a exposição inédita Viagem: Matéria, Rito e Memória Ancestral

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

O cantor e compositor Rafael Vargas acaba de lançar o videoclipe da música “A Caverna”, uma produção que mistura arte, natureza e filosofia em uma p

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)