Sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 18h23
No próximo dia 30 de Maio (domingo) às 14h00, no Espaço Multimídia da CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL estará recebendo os Movimentos CineClubistas de Rondônia para discutir a perspectiva CineClubistas dos eixos de exibição de Cinema Alternativo, organicidade e produções locais.
Nascido de um diálogo entre o Instituto INDIA AMAZÔNIA, a Juventude Protagonista no Meio Cultural – JPC e a CASA BRASIL – Unidade Porto Velho, o CINE GAIA CASA BRASIL é um prologamento do Grupo GAIA – Grupo Afro-ameríndio de Interculturalidade Amazônica, veia cultural do Instituo INDIA, que leva desde 2008 por meio do CINE GAIA produções audiovisuais nacionais para algumas escolas estaduais e municipais de Porto Velho.
Embalados por esta dialogicidade o CINE GAIA CASA BRASIL vem realizando desde de Outubro de 2009 sessões de cinema gratuitas na CASA BRASIL – Unidade Porto Velho. Não apenas na promoção do audiovisual, mas na democratização destas produções prioritariamente local e nacional para a Zona Leste da Capital, fomentando o debate a cerca das temáticas abordadas pelos filmes e construindo junto à comunidade o calendário de exibição.
Para Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar, presidente do INDIA AMAZÔNIA, esta é uma oportunidade de estarmos todos juntos para construir e dialogar nossa intervenção no cenário local político-cultural de nosso Estado.
O primeiro encontro aconteceu no início de Abril com a presença do coordenador de redes do Cine Mais Cultural, Rodrigo Buillet. Organizado pelo CineOca, o evento procurou envolver as demais instituições que exibem audiovisual para que seja organizado um movimento cineclubista mais fortalecido no Estado. O Cineclubismo é uma atividade que ganhou projeção em todo Brasil nos últimos cinco anos, porque faz campanha pela democratização das produções culturais. Várias instituições demonstraram interesse na campanha em favor do público entre elas o cineclube De Lírio, da Unir, a faculdade Ulbra de Ji-paraná, Associação Cultural Cuniã, Pontos de Cultura de Ariquemes, entre outros, além dos já citados Casa Brasil e CineOca.
A CASA BRASIL – Unidade Porto Velho enfatiza que o Convite é aberto a quem faz, pensa e consome audiovisual para enriquecer nosso debate.
Fonte: ESPAÇO MULTIMÍDIA CASA BRASIL – Unidade Porto Velho com colaboração do CineOCa
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)