Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cinco estados brasileiros ganharão mais 43 salas de cinema financiadas pelo BNDES


Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro – Mais 43 salas de cinema serão abertas em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio foi feito hoje (31) pela instituição.

As quatro operações de financiamento foram aprovadas pelo banco no âmbito do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult). Serão repassados R$ 29,7 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, por meio do programa Cinema Perto de Você.

Do total de recursos, R$ 14,9 milhões destinam-se à empresa Circuito Espaço de Cinema S.A., do Grupo Adhemar Oliveira, que se encarregará da implantação de 26 salas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Nos novos cinema serão implantados o projeto Ações Populares no Cinema que prevê distribuição e venda de ingressos a preços populares. A expectativa é que o projeto crie 100 empregos diretos após a sua conclusão e 200 indiretos, na fase de execução.

Também receberão financiamentos a Cineart – Delta Filmes, para a construção de um complexo de cinemas do tipo multiplex em Belo Horizonte (MG); a empresa Praia de Belas – Empreendimentos Cinematográficos, para construção de seis salas em Porto Alegre (RS); além da Redecine Hortolândia Cinematográfica, para instalação de cinco salas de cinema em Campinas, no interior paulista.


 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)