Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cia Evolução participa de projeto de incentivo a leitura


Cia Evolução participa de projeto de incentivo a leitura - Gente de Opinião


Na manhã de domingo, (14), a Cia de Artes Evolução participou de uma ação social realizada na Biblioteca Comunitária Era Uma Vez, no bairro Ayrton Senna. A Cia Evolução apresentou o espetáculo “Festa dos Meus Sonhos”.

O projeto da Biblioteca Comunitária que une esporte e educação, incentivando a leitura é uma iniciativa do grupo Voluntários Ajudar em parceria com o projeto de Jiu jitsu Tribos de Zion e a Liga das Mulheres do bairro Ayrton Senna. O Ajudar é um grupo de voluntários que há sete anos realiza ações sociais nos bairros periféricos de Porto Velho.

Neste domingo, várias atividades foram realizadas com crianças e adolescentes dos bairros Ayrton Senna e Ulisses Guimarães. Os voluntários realizaram momentos de leitura, pintura, contação de historias, com o palhaço Pirulito, roda de conversa, premiação do leitor do mês e apresentação teatral, com a Cia Evolução.

Segundo Elaine Vieira, uma das idealizadoras do projeto, todos os meses os voluntários realizam uma atividade diferente para as crianças nas dependências da biblioteca Era Uma Vez. Para ela, a participação da Cia Evolução, foi tremenda, pois, foi possível através do teatro, mostrar para as crianças e adolescentes, outra forma de leitura, levando-os a viajar na imaginação. “É uma alegria que não sabemos explicar, quando conseguimos levar as crianças a ler e mostrar que existem outras formas de leitura”, disse Elaine.

Elaine disse ainda que o principal objetivo desse projeto é aliar esporte e educação com o propósito de mostrar às crianças e adolescentes que através do conhecimento, todos podem ir mais longe. E agradeceu a Cia Evolução pela participação no evento. “Nós só temos a agradecer a Cia de Artes Evolução pela participação, com a apresentação do espetáculo Festa dos Meus Sonhos, que foi maravilhosa. As crianças amaram, participaram e interagiram o tempo todo”.

A peça foi apresentada atores André Ribeiro e Eules Lycaon. O texto e direção são de Eules Lycaon.


SINÓPSE DO ESPETÁCULO

Toda criança sonha em festejar seu aniversário e dar aos amigos uma festa divertida e glamourosa. No castelo da família Barangadeira, príncipe e princesa são gêmeos e aguardam ansiosos por esse dia. Ambos desejam oferecer a todos a festa dos sonhos. Mas será que esse sonho vai se concretizar? Para eles a tão sonhada festa deve acontecer, pois acreditam que sempre fazem por merecer. Festa dos Meus Sonhos é um espetáculo de corpo e bonecos, permeado por músicas e brincadeiras para fazer a alegria da garotada.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)