Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cia Beradera de Teatro apresenta espetáculo em Nazaré e realiza oficina de teatro


Após a estreia emocionante e carregada de cultura popular ribeirinha, o espetáculo Saga Beradera, da Beradera Companhia de Teatro, será apresentado no Distrito de Nazaré nos dias 1 e 2 de setembro, na comunidade que inspirou a peça após a cheia histórica do Rio Madeira, onde também serão ministradas oficinas aos moradores.Cia Beradera de Teatro apresenta espetáculo em Nazaré e realiza oficina de teatro - Gente de Opinião

O diretor Rodrigo Vrech conta que captou nas pesquisas realizadas na comunidade o apreço que a população tem pela terra, pela cultura, pelo rio e principalmente pela história do lugar. “Todos sofreram muito com a enchente, mas a maioria nunca cogitou deixar Nazaré”, afirma.

Esse é o sentimento passado por Arigó (Elizeu Braga), que não troca a comunidade por São Paulo nem quando Neto (Cláudio Zarco) e Urbana (Andressa Silva) querem levá-lo. Os contos e lendas folclóricas que estão no imaginário popular da região ilustram a relação paradoxal do ribeirinho com a cidade grande em Saga Beradera, ressaltando a sensação de pertencimento entre os moradores de Nazaré.

Para Regina Morão o espetáculo superou as expectativas e foi muito gostoso. “O trabalho está lindo”, afirma.

De acordo com Ânderson de Souza Carvalho, cada detalhe fez da peça muito especial, pois os atores e direção são muito talentosos. “Continuem espalhando arte e cultura em Rondônia”, pede.

O espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, do Ministério da Cultura, tem todas as suas apresentações e oficinas gratuitas.

Agenda

01/09 – Distrito de Nazaré – 20h - Igreja de Nazaré

02/09 – Distrito de Nazaré – 10h e 16h – Escola Francisco Desmorest

04/09 – Distrito de Cujubim                   Cia Beradera de Teatro apresenta espetáculo em Nazaré e realiza oficina de teatro - Gente de Opinião

05/09 – Casa da Cultura Ivan Marrocos – 18h

08-09 – Escola Mariana – 20h

09/09 – Escola Juscelino Kubitschek – 10h30

09/09 – Escola Daniel Nery – 14h30

10/09 – Escola Petrônio Barcellos – 14h30

11/09 – Teatro Guaporé – 20h

14/09 – Unir Campus - 18h   

Sinopse

Arigó (Elizeu Braga) vive no Distrito de Nazaré há muito tempo e com a cheia do Rio Madeira fica dois meses sem contato com familiares, sem telefone e abrigado, junto com outros populares, dentro de uma escola. Seu neto (Cláudio Zarco) que vive em São Paulo, mas nasceu na comunidade tenta entrar em contato com o avô e fica sabendo que ele está doente em situação de depressiva, pois diante dos acontecimentos foi levado para o Pronto-socorro João Paulo II, em Porto Velho.

O neto resolve vir para Porto Velho encontrar o avô e leva-lo para morar em São Paulo, acompanhado da esposa Urbana (Andressa Silva), que é o ponto de vista preconceituoso, o olhar estrangeiro sobre o ribeirinho.                                                                                                                                        

Cia Beradera de Teatro apresenta espetáculo em Nazaré e realiza oficina de teatro - Gente de Opinião

Acompanhe as novidades de Saga Beradera
em www.facebook.com/beraderaciadeteatro

Fonte: Folk Produções / Fotos: Luana Lopes

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)