Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Chamada escolar na rede municipal inicia no dia


 

A Divisão de Inspeção de Ensino (DIEN), da secretaria municipal de Educação (Semed), confirmou para o período de 11 a 14 de janeiro, a realizada Chamada Escolar para o ano letivo de 2011. A chamada será feita nas 22 Escolas pólos distribuídas nas quatro regiões de Porto Velho. No primeiro dia, o atendimento ao público será das 8h às 18h e a partir do dia 12 de janeiro o cadastramento encerra às 17 hs. A chamada é para a Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). “Nesse período os pais ou responsáveis que queiram matricular o filho numa Escola da rede municipal de ensino de Porto Velho devem comparecer a uma das 22 Escolas pólos para solicitar a vaga”, adiantou a chefe de apoio do DIEN/Semed, Naiara Nery Guterres. O principal objetivo da Chamada Escolar é verificar a demanda de vagas para o próximo ano e organizar a rede, a fim de atender os novos alunos.

O cadastramento é exclusivamente para as crianças que ainda não estudam e para os alunos da rede estadual que queiram se transferir para uma Escola do município. Com a Chamada Escolar a prefeitura consegue diagnosticar o número exato de novas vagas que deverão ser ofertadas à população. Este ano, perto de cinco mil novos alunos ingressaram na rede municipal de ensino. “Quem tiver inscrito na Chamada Escolar tem a garantia de uma vaga. Pode não ser na Escola de sua preferência, mas a certeza que temos é que essa criança não ficará sem estudar no próximo ano. Após o cadastramento elas serão imediatamente encaminhadas para a matrícula. No caso de não haver vaga para todos os novos alunos, a prefeitura vai buscar essas vagas junto às instituições parceiras ou alugar algum espaço para funcionar como sala de aula. O certo é que ninguém ficará sem estudar”, disse Naiara Guterres.

No entanto, a chefe de apoio da DIEN/Semed, adiantou que as únicas transferências a serem aceitas serão dos alunos egressos das Escolas estaduais. Durante a Chamada Escolar não serão feitas transferências de alunos que já estudam na rede municipal, de uma Escola para outra. Essa transferência poderá ser feita diretamente na direção da Escola onde o aluno estuda.

Naiara Guterres, lembra ainda que o cadastramento servirá para todas as Escolas municipais. “Tem pais que pensam que para conseguir vaga no bairro onde moram, têm que fazer a chamada na Escola próxima de sua residência. Mas independente do bairro onde o aluno resida, o pai ou responsável pode fazer o cadastramento em qualquer uma das 22 Escolas pólos. O cadastramento é on line e por meio desse sistema é possível verificar a disponibilidade de vagas próximo onde o novo aluno mora”, explicou.

Com relação aos alunos que já estudam na rede municipal de ensino, a vaga deles é garantida por meio da rematrícula, que é feita na própria Escola. Nesse caso, o período de rematrícula é definido por cada estabelecimento de ensino, não havendo um calendário padrão. As aulas na rede municipal estão marcadas para iniciar no dia 17 de fevereiro.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Gente de Opinião Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)