Quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 15h02
A Divisão de Inspeção de Ensino (DIEN), da secretaria municipal de Educação (Semed), confirmou para o período de 11 a 14 de janeiro, a realizada Chamada Escolar para o ano letivo de 2011. A chamada será feita nas 22 Escolas pólos distribuídas nas quatro regiões de Porto Velho. No primeiro dia, o atendimento ao público será das 8h às 18h e a partir do dia 12 de janeiro o cadastramento encerra às 17 hs. A chamada é para a Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). “Nesse período os pais ou responsáveis que queiram matricular o filho numa Escola da rede municipal de ensino de Porto Velho devem comparecer a uma das 22 Escolas pólos para solicitar a vaga”, adiantou a chefe de apoio do DIEN/Semed, Naiara Nery Guterres. O principal objetivo da Chamada Escolar é verificar a demanda de vagas para o próximo ano e organizar a rede, a fim de atender os novos alunos.
O cadastramento é exclusivamente para as crianças que ainda não estudam e para os alunos da rede estadual que queiram se transferir para uma Escola do município. Com a Chamada Escolar a prefeitura consegue diagnosticar o número exato de novas vagas que deverão ser ofertadas à população. Este ano, perto de cinco mil novos alunos ingressaram na rede municipal de ensino. “Quem tiver inscrito na Chamada Escolar tem a garantia de uma vaga. Pode não ser na Escola de sua preferência, mas a certeza que temos é que essa criança não ficará sem estudar no próximo ano. Após o cadastramento elas serão imediatamente encaminhadas para a matrícula. No caso de não haver vaga para todos os novos alunos, a prefeitura vai buscar essas vagas junto às instituições parceiras ou alugar algum espaço para funcionar como sala de aula. O certo é que ninguém ficará sem estudar”, disse Naiara Guterres.
No entanto, a chefe de apoio da DIEN/Semed, adiantou que as únicas transferências a serem aceitas serão dos alunos egressos das Escolas estaduais. Durante a Chamada Escolar não serão feitas transferências de alunos que já estudam na rede municipal, de uma Escola para outra. Essa transferência poderá ser feita diretamente na direção da Escola onde o aluno estuda.
Naiara Guterres, lembra ainda que o cadastramento servirá para todas as Escolas municipais. “Tem pais que pensam que para conseguir vaga no bairro onde moram, têm que fazer a chamada na Escola próxima de sua residência. Mas independente do bairro onde o aluno resida, o pai ou responsável pode fazer o cadastramento em qualquer uma das 22 Escolas pólos. O cadastramento é on line e por meio desse sistema é possível verificar a disponibilidade de vagas próximo onde o novo aluno mora”, explicou.
Com relação aos alunos que já estudam na rede municipal de ensino, a vaga deles é garantida por meio da rematrícula, que é feita na própria Escola. Nesse caso, o período de rematrícula é definido por cada estabelecimento de ensino, não havendo um calendário padrão. As aulas na rede municipal estão marcadas para iniciar no dia 17 de fevereiro.
Fonte: Joel Elias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua:
Escola livre de Teatro Wankabuki oferece Oficinas híbridas e gratuitas
A ELT Wankabuki inicia a etapa de oficinas da escola, os interessados podem participar das aulas no formato presencial e virtual. Os (as) interessad