Porto Velho (RO) sábado, 20 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Centenário da Madeira-Mamoré tem programação definida


As festividades serão coordenadas pelo governo estadual e prefeitura de Porto Velho

Sílvio Santos

Sob a coordenação da Secel, o governo estadual reuniu na manhã de ontem no palácio Presidente Vargas representantes de vários setores do governo estadual e municipal, para apresentar a minuta da programação que será desenvolvida em comemoração ao Centenário do Início da Construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja data é dia 4 de julho. O evento vai acontecer sob a coordenação do governo estadual em parceria com a prefeitura de Porto Velho, no pátio em volta da rotunda aproveitando o galpão da oficina. A reunião contou com a participação de representantes do GRPU, Casa Civil. Seduc, Semed, Iaripuna, Uveron, Setur, Iphan, Amigos da Madeira-Mamoré e Cerimonial do Governo Estadual. De antemão ficou decidido que no dia 4 de julho acontece um Ato Cívico com inicio às 8h com execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da Polícia Militar, Hino Céus de Rondônia, Hino da Madeira-Mamoré, Hino do Município de Porto Velho; apresentação do Coral de Violinos da Casa Cultural Thomas Jefferson, Exibição de Vídeo e Homenagem aos ex-ferroviários, ex-maquinistas e viúvas dos ferroviários).

A comissão também aprovou a Comenda "Cravo de Prata" que será entregue aos homenageados.

Na Casa da Cultura Ivan Marrocos serão montadas exposições de Artes plásticas, Fotografia, Literatura, Filatelia e Exposição do 5º BEC.
Por sugestão do presidente da Fundação Iaripuna, após o ato cívico, a coordenação passa a desenvolver atividades culturais que devem se estender até o dia 4 de julho de 2008 "será o ano do centenário da Madeira-Mamoré".

Ao final da reunião, a primeira-dama do Estado Ivone Cassol falou da importância do evento, garantindo que o governador não medirá esforços para que a programação alcance os objetivos almejados.

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe