Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Casa de Cultura promove atividades para comemorar o Dia Nacional do Artista Plástico


 
Para comemorar o Dia Nacional do Artista Plástico o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) promove nesta sexta-feira (08) e sábado (09), na Casa da Cultura Ivan Marrocos, uma programação especial.

A homenagem aos artistas que contribuíram para a construção da história e da estética nas artes plásticas começa com o “Cine Arte”. A sessão de cinema gratuita será sexta-feira, às 16 horas, na sala Pioneiros. Em cartaz o filme “Um gênio chamado Van Gogh” do diretor Robert Altman. “O longa apresenta a biografia do pintor Vincent Van Gogh e seu relacionamento com o irmão Theo. Uma obra não convencional na filmografia de Altman, mas que mantém o apuro estético do diretor”, destaca Geraldo Cruz, diretor da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Às 20h a comemoração será com um coquetel de abertura da exposição “Coletiva de maio” com obras de 29 artistas rondonienses que representam a atual produção nas artes plásticas da região. “Não poderíamos deixar passar essa data tão importante sem homenagear nossos artistas. São eles que retratam em cores e formas as peculiaridades da cultura rondoniense”, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.
 

Origem da data


O Dia Nacional do Artista Plástico foi criado em homenagem ao artista José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 08 de maio de 1850. Freqüentemente aclamado pela historiografia como o precursor da abordagem da temática regionalista. Almeida Júnior introduz assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.


Evento de sábado

A comemoração encerra no sábado, às 16 horas, com uma oficina aberta, em que artistas plásticos e todas as pessoas que queiram participar construirão uma obra coletiva. Um grande painel com 3m X 4m será colocado na Casa da Cultura onde todos poderão manifestar sua arte e construir uma obra em conjunto. “A oficina aberta será gratuita e qualquer pessoa, seja artista ou não, poderá participar. Convidamos a comunidade rondoniense para participar dessa festa conosco”, conclui Geraldo Cruz.
 
Fonte: Malu Calixto – A/I Secel
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)