Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Casa Arigóca apresenta: Diálogos Poéticos - “PALAVRAS FLUTUANTES”


Casa Arigóca apresenta:  Diálogos Poéticos  - “PALAVRAS FLUTUANTES” - Gente de Opinião

A 1ª Edição de “Palavras Flutuantes”, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Abril de 2021, sempre às 19h30 (horário local), através do canal no Youtube da Casa de Leitura e Memória Arigóca. Esses diálogos poéticos onde cada conversa será  um convite para  navegar no universo das palavras, na escrita, na voz e atuação de 03  grandes artistas, que fazem da memória o ponto de partida para seus trabalhos artísticos.

 

Idealizado pelo articulador da Casa Arigóca, o poeta, ator e contador de histórias Elizeu Braga, o projeto “Palavras Flutuantes” propõe um ambiente de troca entre o Fazer de cada artista convidada, através dos instrumentos que compõem o olhar e o atuar na cena da produção artística em suas cidades, o rio ancestral que atravessa cada uma e as vivências em águas amazônicas.

 

Elizeu afirma que “busca sempre em seu fazer artístico, aprender a Arte da escuta, das palavras que flutuam nesse universo, aquelas que borbulham no ar depois de uma boa conversa, as histórias que são contadas na hora e nos faz achar que estamos dentro de um livro, ou melhor, fora dele, somos histórias que escapam literaturas...”. 

 

Assim, o poeta fomenta a expressiva produção contemporânea, e estimula o diálogo sobre a arte da palavra, com temas como políticas públicas de fomento, valorização da identidade de um povo e fortalecimento da respectiva cena literária. 

 

Serão 03 episódios, com foco na diversidade e visando contribuir com o fortalecimento de direitos culturais, bem como com o acesso democrático à bens e produtos culturais, todas as atividades de suas programações são sempre gratuitas e abertas à comunidade em geral, sem quaisquer restrições de idade.

 

No primeiro episódio “A arte de contar histórias”, dia 22, o poeta receberá a artista e contadora de histórias Jaqueline Chagas, Acre. A contadora de histórias contará sobre suas experiências com o imaginário infantil a partir das contações, vivenciando o lúdico e a poética presente neste universo. 

 

No segundo episódio, dia 23, Elizeu Braga, recebe a artista indígena escritora, Márcia Mura do Paranã Madeira, Rondônia, para navegar no universo de o “Livro também é Canoa”, estabelecendo um diálogo sobre a importância do livro e o incentivo a leitura, como ferramenta de deslocamento e identidade de Ser no mundo.

 

E, no terceiro e último episódio, dia 24, o poeta convida para navegar neste universo em “A arte de Ver poemas”, a atriz e produtora cultural de Russas, interior do Ceará, Débora Ingrid, que trabalha com teatro, danças populares e cinema há 20 anos. O poeta propõe um diálogo entre a poesia e o audivisual, as imagens que tenham a força da palavra replet de poesia e sentidos. 

 

Este projeto foi aprovado através do Edital Nº 77/2020/Sejucel-Codec - 1ª Edição Mary Cyanne Do Edital De Chamamento Público De Fomento À Cultura E À Produção Artístico-Cultural Para Transmissões Ao Vivo/Gravadas – EIXO II – Apresentações Artísticas (ao vivo) – com estrutura espaço adequado para a transmissao – Subeixo D – 03 Apresentações.

 

Canal do Youtube; Arigóca Casadepoemas - YouTube 

Arigóca Casadepoemas - YouTube

Mais Sobre Cultura

Gleyciane Prata expõe na Afonso Ligório a partir de segunda

Gleyciane Prata expõe na Afonso Ligório a partir de segunda

Aos poucos ela vem se mostrando para o público rondoniense. Dia 17 estreia sua primeira exposição individual, que perdeu este status, porque ela res

Galo da Meia Noite apresenta Live de Lançamento de Livro contando sua trajetória

Galo da Meia Noite apresenta Live de Lançamento de Livro contando sua trajetória

Acontecerá neste sábado, dia 08 de Maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais”, de autoria

Ação acontece no Mercado Cultural, no centro da cidade

Ação acontece no Mercado Cultural, no centro da cidade

A Prefeitura de Porto Velho realiza, na próxima sexta-feira (7), das 10h às 22h, no Mercado Cultural, mais uma edição do projeto Feira da Mulher Empre

Transmissão ao vivo do SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Transmissão ao vivo do SHOW SOBRE VOCÊ do cantor BRUNO BRATILIERI

Nos dias 05, 06 e 07 acontece o “Show Sobre Você”, com o cantor Bruno Bratilieri. O evento online será transmitido através das redes sociais do can