Terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 - 19h07

Enquanto a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, de forma quase que pomposa, ocupa a mídia local para anunciar o cancelamento do carnaval popular da cidade, em Guayaramerín (Beni, Bolívia), a festa momesca dos ‘hermanos’ bomba a todo vapor, e faz brasileiros atravessarem o Rio Mamoré, em plena cheia, para brincarem carnaval na cidade irmã.
Com a cidade isolada do restante do país, também em razão das enchentes, autoridades e empresários bolivianos de Guayaramerín, fies às tradições culturais, mantém a programação carnavalesca e, aproveitando o momento ímpar – não haverá carnaval popular do lado brasileiro - capricham na realização de eventos momescos para, assim, seduzirem foliões brasileiros e faturem um pouco mais, engrossando, desta feita, a economia da cidade boliviana de Guayaramerín.
Um exemplo de uma bonita e luxuosa festa, que levou dezenas de brasileiros a se descolarem até Guayaramerín, aconteceu no Clube Social localizado na Avenida 25 de Mayo, entre as Avenidas Frederico Román e Mariscal Santa Cruz, neste último sábado, 22 de fevereiro. A festa de apresentação e coração da ‘Reina’ do Carnaval em Guayaramerín, onde desfilaram seis beldades, exibindo belas e ricas fantasias, adereços e alegorias, deu o tom da grandiosidade e beleza que será o carnaval 2014 do lado boliviano.
Um legítimo evento carnavalesco, reunindo brasileiros e bolivianos foliões e fiéis súditos do Rei Momo, embalados por muitas canções do carnaval boliviano e uma seleção de marchinhas do carnaval brasileiro, que faziam ferver o salão do Clube Social de Guayaramerín. A festa é uma aula de como se deve organizar e conduzir uma cidade, em qualquer situação. Viva o Rei Momo Hermano!
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”
Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista
Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William
A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)