Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Capacitação em Libras é aberta



Intérprete internacional destaca incentivo do Estado à Educação Especial

Ao promover mais um curso de capacitação à Educação Especial, desta vez da Língua Brasileira de Sinais (Libras), O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), fez com que Rondônia superasse novamente Estados considerados de grande porte, como São Paulo e Rio de Janeiro. A superação foi anunciada pelo próprio ministrante, Marco Antônio Arriens, intérprete internacional, na manhã desta segunda-feira (16), durante a abertura do evento que segue até a próxima sexta-feira, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, reunindo 80 professores dos 52 municípios de Rondônia.

O palestrante fez questão de parabenizar o Governo de Rondônia, por meio da Seduc, por ser um dos poucos do País a investir nesta capacitação, que tem como principal objetivo preparar os educadores para a inserção escolar e social de centenas de crianças, jovens e adultos surdos.

Em sua fala, o secretário estadual da Educação, professor Edinaldo Lustoza, afirmou que, apesar das dificuldades, a atual administração estadual tem se empenhado para melhorar cada vez mais o nível educacional da população rondoniense, investindo em todas as áreas, desde o ensino básico ou fundamental ao médio, incluindo a educação especial e a indígena, com vistas à promoção da igualdade sócio-educacional. Lustoza lembrou o último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), anunciado na semana passada, que mostrou avanços na educação estadual, inclusive com superação de metas em 2007 estipuladas para 2009 no Ensino Fundamental. "A educação em Rondônia tem dado saltos significativos nos últimos seis anos e isso tudo é resultado dos investimentos feitos pelo Governo com várias capacitações, reformando, ampliando e construindo escolas, além de equipá-las com todos os materiais necessários ao bom desenvolvimento das aulas e, conseqüentemente, melhorando o desempenho dos nossos alunos, tanto na sala de aula como também nas avaliações realizadas em nível nacional, como o ENEM, e até internacional, a exemplo do PISA, que também colocaram Rondônia em destaque, nas últimas edições", ressaltou o secretário.

A partir de sábado (21) ao dia 25, também no Rondon Palace Hotel, a capacitação será destinada a 50 instrutores surdos, entre eles Ana Carolina Lobo, a primeira professora surda de Rondônia formada em pedagogia, conforme ressaltou a subgerente da Educação Especial da Seduc, Vera Regina de Matos.

Ainda sobre a capacitação em Libras, Marco Antônio Arriens reforçou que é necessária à promoção da inclusão, uma vez que os surdos, ao contrário dos portadores de outras necessidades especiais, não se comunicam por meio da Língua Portuguesa. "A capacitação tem como base a lei, não sendo mais uma opção para os governantes", observou o especialista, que é formado em teologia, intérprete de Libras, professor bilíngüe em Libras Língua Portuguesa, além de possuir conhecimento em línguas como, alemão, inglês, francês, grego, hebraico, espanhol, American Sing Language (ASL) e língua de sinas da Venezuela, Argentina e Chile.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)