Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Campus Porto Velho Zona Norte sedia 1º Encontro da voz artística

Evento integra Projeto Manhã Lírica e contará com apresentações do Coral IFRO


Campus Porto Velho Zona Norte sedia 1º Encontro da voz artística - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte sediará na próxima segunda-feira (11 de dezembro), às 19h30, no auditório da unidade, o 1º Encontro da Voz Artística, promovido pelo Projeto Manhã Lírica. Compõe a programação uma mesa redonda, palestra e apresentação do Coral IFRO. O evento é aberto à comunidade em geral.

Participarão da mesa redonda, a ser mediada pelo professor do Campus Zona Norte, Me. Marcos Grutzmacher, a Dra Jussara Moreira (UNIR), a Esp. Sabrynne Sena (SEDUC) e a Esp. Ana Aloise Assis (fonoaudióloga). Após o debate, ocorrerá a palestra “O estudo da expressão vocal artística” a ser ministrada pelo Dr. Ricardo Ballestero (USP).

O Coral IFRO, coordenado pelo professor Marcos Grutzmacher, responsável pela regência e preparação vocal do grupo, também integrará a programação da 5ª Manhã Lírica, se apresentando no dia 11/12, durante o Encontro da Voz Artística, no Recital de Abertura, a ser realizado no dia 12/12, a partir das 19h30, no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte, junto às apresentações da Camerata Unir e Duo Piano EnCanto. E no Recital de Encerramento, que acontecerá no dia 13/12, às 19h30, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, junto às apresentações do Madrigal Porto Velho e Coral Sol Maior.

Sobre o projeto Manhã Lírica

O projeto Manhã Lírica surgiu no ano de 2019, a partir da parceria entre o tenor Marcos Grutzmacher e a soprano Gabriela Harumi, com a ideia principal de divulgar a música erudita à população local, bem como realizar uma ação solidária por meio da arrecadação de alimentos e sua doação às famílias carentes. A Manhã Lírica, que já está em sua 5ª edição, consiste na apresentação de recitais de canto erudito (canto lírico) no mês de dezembro em Porto Velho (RO). “Para a 5ª edição, inovamos mais uma vez. Teremos uma programação de 3 dias, composta por dois recitais de música erudita e um evento acadêmico focado em discutir questões sobre a voz artística no cenário local”, detalha Marcos. 

Programação:

11/12 - 19h30 - Auditório do IFRO Campus Zona Norte

1º Encontro da voz artística

Mesa redonda:

Dra Jussara Moreira (UNIR)

Esp. Sabrynne Sena (SEDUC)

Esp. Ana Aloise Assis (fonoaudióloga)

Mediador: Me. Marcos Grutzmacher (IFRO)

Palestra: Dr. Ricardo Ballestero (USP)

12/12 - 19h30 - Auditório do IFRO Campus Zona Norte

Recital de abertura:

Camerata UNIR, Coral IFRO e Duo Piano EnCanto

13/12 - 19h30 - Catedral Sagrado Coração de Jesus

Recital de encerramento:

Madrigal Porto Velho, Coral IFRO, Coral Sol Maior

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)