Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Campus Colorado do Oeste: recepção aos novos alunos


 
As boas vindas aos novos alunos no Campus Colorado do Oeste marcará um momento histórico para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Será o início do curso de Engenharia Agronômica. Na programação, a aula inaugural terá presença do Reitor Raimundo Vicente Jimenez. Além da palestra do Prof.Dr. Vicente Godinho, pesquisador da Embrapa, sobre as Perspectivas da Agronomia no Estado de Rondônia.

Em todos os campi do IFRO, as aulas começam dia 02 de fevereiro (quarta-feira). Várias atividades serão realizadas em Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

Na programação dos 40 alunos da Engenharia Agronômica, a quarta-feira começará com acolhimento feito pelo Diretor-Geral, professor Carlos Henrique dos Santos, seguido por atividades da Coordenação de Curso, incluindo a apresentação dos professores, da Matriz Curricular e informações sobre estágio, pesquisa e extensão.

Já as 9h30, o Reitor Jimenez fará a abertura da Aula Magna. E a partir das 10 horas, começa a aula do pesquisador Vicente Godinho, da Embrapa/Escritório Vilhena. E na sexta-feira (04), a palestra será sobre Conservação dos Bens Públicos, seguida por visita às instalações do IFRO.

Técnicos – Para a turma de Técnico Agrícola também está prevista uma série de atividades no Campus Colorado do Oeste. Começando com a acolhida, recepção pela Direção Geral, professores e técnico-administrativos, apresentação do Código de Ética e a visitas às instalações no dia 02.

No dia 03, haverá palestras sobre “Conservação dos bens públicos” e “Bullying”, esta última ministrada pelo psicólogo José Elias de Almeida. Já no dia 04, após o cadastramento de senha para uso dentro do campus, acontecerão falas sobre “O papel do Técnico Agrícola na CEPLAC, “A função do Técnico Agrícola na EMATER” e “A perspectiva do Técnico Agrícola no IDARON”.

Campus - Situado no município de Colorado do Oeste, a aproximadamente 750 km da Capital Porto Velho, o campus está numa região de economia baseada no setor de serviços e de atividades agropecuárias. Por se tratar de uma unidade de vocação agrícola, que abriga desde 1993 a Escola Agrotécnica Federal, o local passou a integrar o IFRO no fim de 2008. De acordo com as pesquisas feitas antes da implantação do curso, haverá campo de trabalho para absorver os futuros engenheiros agrônomos.

O Diretor-Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos, explica que a oferta dessa engenharia era aguardada com muita expectativa pela região. Para o Reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, o “curso além de atender a um quadro mais geral, também tem uma vertente mais local, que envolve a questão de sustentabilidade da região”, explica. Jimenez também enfatiza que no currículo estão muitos temas de agroecologia, uma das mais importantes alternativas atuais para a sustentabilidade.

“O Campus possui um perfil agrícola e, por isso, tem condições de oferecer laboratórios adequados, professores qualificados e ambiente necessário para desenvolvimento das disciplinas”, explica o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Sergio Francisco Loss Franzin.

Para os egressos do próprio Instituto o bacharelado em agronomia é uma alternativa da “verticalidade”, um dos diferenciais das unidades de ensino da Rede Federal, em que se imagina o aluno chegando ao Ensino Médio e alcançando a Pós-Graduação, dentro do mesmo ambiente de ensino e com os professores podendo atuar nesses diversos níveis. “Uma vez que Colorado oferece o Técnico em Agropecuária, é interessante que ofereça a graduação, é sinal de interesse pela área e significa progressão profissional”, diz Franzin.

Serviço
O que – Recepção aos alunos do 1º Curso de Engenharia do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)
Quando – 02 de fevereiro de 2011
Onde – Campus Colorado do Oeste
Mais informações –
www.ifro.edu.br

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio