Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Campus Colorado do Oeste promove Coletânea de Eventos



De quarta à sexta-feira a cidade de Colorado do Oeste poderá participar de um evento diversificado em que haverá conhecimento científico, intelectual e artístico. É a Coletânea de Eventos, que traz para a comunidade a XIII Feira de Livros, a IV Feira de Ciência e Tecnologia, a V Exposição Ambiental e o IX Movimento da Arte. A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Realizada pelo Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia a Coletânea tem por objetivo promover interação e troca de experiência entre alunos do Ensino Técnico e Superior, assim como levar ao conhecimento da comunidade externa o que é produzido pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Entre os trabalhos que serão apresentados durante a Coletânea estão inseridos: a Tecnologia da Fabricação de Queijos e diversos tipos de Doce de Leite, desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Laticínio; Impactos Ambientais das Usinas Hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, Práticas Conservacionistas do Solo e Estação de Tratamento da Água, desempenhados pelos universitários do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental. Os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária apresentarão trabalhos sobre gelo quente, campo magnético e como utilizar casca da banana na despoluição, entre outros. 

Conheça um pouco de cada um dos eventos da Coletânea, que será realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Colorado do Oeste: 

XIII Feira do Livro – Despertar o interesse pela leitura como forma de descoberta do conhecimento, é o principal objetivo da feira, além de possibilitar o contato com os últimos lançamentos da ciência e literatura através da exposição e venda de livros, promovendo o intercâmbio entre editoras e leitores. 

IV Feira de Ciência e Tecnologia – É um incentivo à pesquisa em busca de conhecimento tecnológico e científico. Os alunos que participam da feira têm a oportunidade de integrar a teoria à prática. 

V Exposição Ambiental – Trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre a importância do desenvolvimento sustentável, procurando despertar a comunidade para questões ambientais, promovendo assim mudanças de atitude. 

IX Movimento de Arte – Trabalhos de alunos e comunidade são divulgados e valorizados nesse evento. São telas, artesanato, peças teatrais e de dança que serão expostos aos visitantes durante a Coletânea, que contará também com a apresentação da banda Gravidade Zero. 

De acordo com a coordenadora do Movimento de Arte, professora Auzeni Maria Alves Nunes, os únicos espaços não-gratuitos da Coletânea serão a Casa do Terror e a Discoteca, em que os alunos cobrarão R$ 1,00 pelo acesso.

Fonte: Marcela Ximenes



Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)