Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Campos da FIMCA/Metropolitana ganha grupo gerador



Para evitar os transtornos e prejuízos causados pelas constantes e crescentes interrupções no fornecimento de energia elétrica em Porto Velho, as diretorias da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – e Faculdade Metropolitana investiram na aquisição de dois grupos geradores de 500 KW, cada um, que já estão em operação no campus das duas instituições. 

Os grupos geradores são movidos a diesel e operam no sistema de geração de energia standby, capazes de assumir cargas em menos de 10 segundos, imediatamente após a falta de energia na fonte principal de abastecimento, podendo atingir carga nominal em um único passo. 

De acordo com o diretor-geral da FIMCA, médico Aparício Carvalho, o investimento se fez necessário para garantir a regularidade do calendário escolar das faculdades, seguidamente prejudicado com a suspensão das aulas em virtude da falta de energia elétrica por longos períodos. 

“Os dois grupos geradores são suficientes para suportar a demanda energética do Campus da FIMCA/Metropolitana pelo tempo que for necessário, sem prejuízo da iluminação interna e externa, sistema de refrigeração e utilização dos equipamentos eletro-eletrônicos e de informática. Isso nos tranqüiliza, porque nossos acadêmicos não terão mais prejuízos na regularidade das aulas, na garantia de segurança e no conforta da climatização das salas”, concluiu Aparício. 

Fonte: Sérgio Mello

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento

 TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

A presença do cantor e compositor Moacyr Franco, celebrizado por sua longa e ativa trajetória na música popular brasileira, deu ao espetáculo de enc

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)