Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho


Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho - Gente de Opinião

A Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), coordenadoria Rondônia, prorrogou a Campanha de Doação de Livros Infantis até o dia 31 de maio de 2025. O objetivo é arrecadar ainda mais obras e alcançar a meta de 500 livros infantis, que serão destinados a crianças de escolas rurais de Porto Velho, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento.

Com a prorrogação, a campanha também se expande, envolvendo a comunidade em geral e as escolas privadas da capital, numa corrente solidária que busca incentivar a formação de leitores desde a infância. A leitura, especialmente na primeira fase da vida escolar, é um instrumento poderoso para o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e da cidadania.

Entre as instituições parceiras, destaca-se o Colégio Classe A, que abraçou a causa com entusiasmo e engajamento. Os alunos do colégio estão participando ativamente da mobilização para arrecadar livros e, como forma de reconhecimento e incentivo ao compromisso com ações socioambientais. E os 100 primeiros doadores receberão uma muda de Corama, erva medicinal, acompanhada de orientações sobre seu uso tradicional na prevenção e combate as doenças.

A ideia é unir educação, saúde e responsabilidade ambiental e o conhecimento sobre as Ervas da Amazônia em uma ação que beneficia toda a sociedade. “Ao incentivar nossos alunos a doar livros, também estamos estimulando valores como empatia, solidariedade e cuidado com o meio ambiente e com o próximo. Essa iniciativa promove múltiplas formas de aprendizagem”, destacou a coordenação pedagógica do Colégio Classe A.

O  Apoio da Campanha com secretário da SEMED, Prof Leonardo  Leocadio e do Walter Nascimento Secretário  Adjunto, ladeado com as escritoras  Rosangela Arend, Antonia Alves e Izabel Cristina  Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA. - Gente de Opinião
O Apoio da Campanha com secretário da SEMED, Prof Leonardo Leocadio e do Walter Nascimento Secretário Adjunto, ladeado com as escritoras Rosangela Arend, Antonia Alves e Izabel Cristina Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA.

A campanha reforça ainda a importância das bibliotecas como espaços vivos de transformação social e do papel das escritoras e jornalistas na promoção da leitura. Para a AJEB Rondônia, a ação reafirma o compromisso da entidade com a democratização do acesso à literatura e à valorização do livro como instrumento de inclusão.

As doações continuam sendo recebidas na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 22 h. Livros infantis novos ou em bom estado são bem-vindos. A organização também estuda a possibilidade de realizar coletas em pontos estratégicos da cidade para facilitar o acesso à campanha.

Com a união entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil, a Campanha de Doação de Livros Infantis se fortalece como um verdadeiro movimento de transformação pela leitura. A meta é ousada, mas com o apoio de todos, será possível levar histórias, sonhos e oportunidades para centenas de crianças nas zonas rurais de nossa capital.

Para o Prof Leonardo Leocadio, Secretário da   SEMED, esta é uma campanha que além de incentivar a solidariedade, promovendo a cidadania.  E é com o exemplo, que faz a diferença, e assim conseguiremos transformar as crianças com o exemplo desde a sua infância.

Segundo Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA, a parceria  com o Colégio  Classe A, terá uma grande alcance  com uma meta de 500 livros infantis  na arrecadação,  por isso queremos   fazer novas parcerias  para que mais crianças sejam beneficiadas .

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)