Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Câmara Municipal de Porto Velho é parceira do IPHAN


A adesão foi selada na manhã desta quarta-feira (09.01) pelo presidente da Câmara, Alan Queiroz (PSDB) e o coordenador do Comitê Pró-Candidatura, o procurador federal Ricardo Leite, no Gabinete da Presidência.

Na ocasião, o vereador Alan Queiroz recebeu do procurador federal um quadro preto e branco da velha locomotiva estacionada na gare da ferrovia, em Porto Velho. Câmara Municipal de Porto Velho é parceira do IPHAN - Gente de Opinião

Alan Queiroz disse que, a partir de agora, a Câmara irá ajuda no que for possível na divulgação da candidatura, seja na elaboração de leis ou mesmo no site institucional, relativo à colocação do banner da página oficial do centenário da ferrovia.

“Será uma honra participar de um evento tão importante como este que privilegia o nosso principal monumento histórico”, disse Alan Queiroz.

No site www.efmm100anos.wordpress.com, qualquer pessoa pode assinar a petição on-line e dar sua contribuição para aderir à candidatura da E.F.M.M como Patrimônio Mundial da Unesco.

A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia um comitê foi criado dia 12 de fevereiro de 2012 em prol da candidatura da E.F.M.M.

O monumento foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e homologado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria nº 108 de 28 de dezembro de 2006, assinada pelo então ex-ministro Gilberto Gil.

VEREADORES

Os vereadores Everaldo Fogaça (PTB), Jair Montes (PTC), Marcelo Reis (PV), Léo Moraes (PTB) e a Aélcio da TV (PP) presentes ao gabinete e também aderiram a campanha e colocaram seus gabinetes a disposição para a E.F.M.M. seja um patrimônio histórico da humanidade.


Fonte: Marcos Santana
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)