Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 20h02
A adesão foi selada na manhã desta quarta-feira (09.01) pelo presidente da Câmara, Alan Queiroz (PSDB) e o coordenador do Comitê Pró-Candidatura, o procurador federal Ricardo Leite, no Gabinete da Presidência.
Na ocasião, o vereador Alan Queiroz recebeu do procurador federal um quadro preto e branco da velha locomotiva estacionada na gare da ferrovia, em Porto Velho. 
Alan Queiroz disse que, a partir de agora, a Câmara irá ajuda no que for possível na divulgação da candidatura, seja na elaboração de leis ou mesmo no site institucional, relativo à colocação do banner da página oficial do centenário da ferrovia.
“Será uma honra participar de um evento tão importante como este que privilegia o nosso principal monumento histórico”, disse Alan Queiroz.
No site www.efmm100anos.wordpress.com, qualquer pessoa pode assinar a petição on-line e dar sua contribuição para aderir à candidatura da E.F.M.M como Patrimônio Mundial da Unesco.
A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia um comitê foi criado dia 12 de fevereiro de 2012 em prol da candidatura da E.F.M.M.
O monumento foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e homologado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria nº 108 de 28 de dezembro de 2006, assinada pelo então ex-ministro Gilberto Gil.
VEREADORES
Os vereadores Everaldo Fogaça (PTB), Jair Montes (PTC), Marcelo Reis (PV), Léo Moraes (PTB) e a Aélcio da TV (PP) presentes ao gabinete e também aderiram a campanha e colocaram seus gabinetes a disposição para a E.F.M.M. seja um patrimônio histórico da humanidade.
Fonte: Marcos Santana
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)