Quinta-feira, 22 de setembro de 2016 - 08h32
A primeira Feira Regional de Artesanato em Rondônia vai fornecer facilidade no pagamento com máquina de débito e crédito
Cerca de 40 artistas manuais e 20 artesãos apresentarão suas obras nesta sexta-feira (23), em Cacoal. Com diversas áreas de trabalho, a Praça Governador Jorge Teixeira representará todos os artesãos de Rondônia.
Além das diferentes áreas que se apresentarão na feira, também haverá artistas de sete cidades do estado. Monte Negro será representada por um artista, Ji-Paraná levará dois artesãos, Vilhena (2), Ouro Preto (3), Rolim de Moura (7), Porto Velho (14) e Cacoal (31).
Dois artistas plásticos irão expor suas pinturas em telas. Nas feiras de artesanato esse trabalho geralmente não é representado como trabalho artesanal.
Os trabalhos que são representados por artesãos nas feiras são boneca, puxa saco, pano de prato, chinelos decorados, bordados, utensílios para cozinha em madeira, semi jóias, esculturas em coco, EVA, móveis rústicos e patchwork, trabalhos com bordado em tecido, que podem ser utilizados em fronha de travesseiro, edredom, forro para sofá, tapetes, bolsas e vários segmentos.
Com os serviços expostos na feira, a sociedade também vai poder notar a diferença entre os trabalhos apresentados. Wéllida Sodré, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Estado de Rondônia, disse que a diferença entre artesão e o trabalho manual é que “o profissional que colhe o coco e trabalha em cima daquela peça, faz todo o serviço de corte e pintura é o artesão, já o que compra as sementes nas feiras e vai personalizar seu objeto é o trabalhador manual”.
Além dessa feira, artesãos também vão participar da 1ª Feira Brasil Original no mês de outubro, em São Paulo. Para o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Ilmar Esteves, o evento é um dos maiores no qual Rondônia será representada. “Os artesãos devem aproveitar para mostrar nossos produtos artesanais e levar ainda mais nossa cultura para o mundo” diz Ilmar.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef
A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Antologia Mulheres que Mudaram o Destino será lançada em Zurique na Suíça
Mulheres que Mudaram o Destino é uma Antologia Internacional que reúne 60 coautoras de diferentes países com o propósito de dar voz a histórias reais

A Identidade Sonora do Norte em Cena: Porto Velho recebe o lançamento do EP "Guitarrada Beradeira"
Neste dia 1º de março de 2026, às 19 horas, o Teatro Banzeiros será o palco de um encontro marcante entre a tradição e a contemporaneidade musical d

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense
O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)