Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE


 

 CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE  - Gente de Opinião
 

A produção sobre herança cultural lusitana é produzida pelo Fest Cineamazônia

O professor e doutor em história, Marco Teixeira é o personagem do filme sobre a herança cultural lusitana, produzido pelo Fest Cineamazônia. Nesta etapa itinerante, o festival está em Cabo Verde, África, levando filmes brasileiros e gravando parte do novo documentário. A produção rondoniense é dirigida por Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis que registram os traços culturais que unem Portugal, África e Brasil.

No cenário registrado pela equipe destaque para a arquitetura, linguagem e a espontaneidade do povo africano que se assemelha aos brasileiros. Para o diretor Jurandir Costa, o documentário vai destacar detalhes como fortes, faróis, disposição dos trabalhadores e o jeito alegre que muito identifica com os brasileiros.

A diretora Fernanda Kopanakis, destacou a importância da integração com a África como sendo uma forma de ampliar a divulgação do cinema brasileiro e conhecer heranças que nos une.

Na passagem por Cabo Verde, o Fest Cineamazônia reuniu público na mostra realizada na cidade de Praia, capital daquele país. A exibição conseguiu atrair pessoas ligadas a arte, cultura, turismo, educação e da comunidade. Oportunidade para a discussão e aperfeiçoamento cinematográfico.

A temporada 2010 da caravana itinerante do Fest Cineamazônia iniciou com exibições nas capitais da região Norte do Brasil, esteve em Portugal e agora na África.

O Festival tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp. 

CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE  - Gente de Opinião


Fonte: Solano Ferreira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe