Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE


 

 CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE  - Gente de Opinião
 

A produção sobre herança cultural lusitana é produzida pelo Fest Cineamazônia

O professor e doutor em história, Marco Teixeira é o personagem do filme sobre a herança cultural lusitana, produzido pelo Fest Cineamazônia. Nesta etapa itinerante, o festival está em Cabo Verde, África, levando filmes brasileiros e gravando parte do novo documentário. A produção rondoniense é dirigida por Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis que registram os traços culturais que unem Portugal, África e Brasil.

No cenário registrado pela equipe destaque para a arquitetura, linguagem e a espontaneidade do povo africano que se assemelha aos brasileiros. Para o diretor Jurandir Costa, o documentário vai destacar detalhes como fortes, faróis, disposição dos trabalhadores e o jeito alegre que muito identifica com os brasileiros.

A diretora Fernanda Kopanakis, destacou a importância da integração com a África como sendo uma forma de ampliar a divulgação do cinema brasileiro e conhecer heranças que nos une.

Na passagem por Cabo Verde, o Fest Cineamazônia reuniu público na mostra realizada na cidade de Praia, capital daquele país. A exibição conseguiu atrair pessoas ligadas a arte, cultura, turismo, educação e da comunidade. Oportunidade para a discussão e aperfeiçoamento cinematográfico.

A temporada 2010 da caravana itinerante do Fest Cineamazônia iniciou com exibições nas capitais da região Norte do Brasil, esteve em Portugal e agora na África.

O Festival tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp. 

CABO VERDE É CENÁRIO DE FILME RONDONIENSE  - Gente de Opinião


Fonte: Solano Ferreira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)