Quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 09h18
Guajará-Mirim está perto de celebrar mais um edição do maior festival folclórico de Bois-Bumbás do estado de Rondônia. Este ano, o evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Com pouco menos que três semanas, organizadores e integrantes dos bois correm contra o tempo para deixar tudo pronto para o Duelo da Fronteira.
AZUL
Com aproximadamente 400 participantes, o Boi Malhadinho (azul) vai falar sobre “natureza, mãe de todas as tribos”. O tema foi sugerido por um participante da banda, e a equipe fez pesquisa. Após a decisão final, todos começaram a buscar ideias para alegorias e fantasias.
Os integrantes reaproveitam e reciclam materiais para confeccionar o boi de acordo com o tema escolhido. Além das confecções de fantasias, os participantes também ensaiam para um bom desenvolvimento nos três dias de evento. Os integrantes do boi azul ensaiam no club da PM e as fantasias são confeccionadas na casa do diretor fundador.
VERMELHO
“Flor do campo, 35 anos de tradição cabocla”, esse será o tema que boi vermelho irá apresentar no Duelo da Fronteira. Para os integrantes do Flor do Campo (boi vermelho), esse tema foi escolhido para homenagear a fundação do boi, no dia 21 de abril de 1981. Também com quase 400 integrantes se preparando para as apresentações, o boi vermelho espera que tudo saia como planejado.
Os ensaios para apresentação são fragmentados, um dia na casa de uma pessoa envolvida, outro dia na casa de outra, mas ainda assim, a maioria no bairro Tamandaré, bairro que o boi adotou. O grupo também reaproveita material usado na apresentação do ano passado.
Com a aproximação do Duelo da Fronteira, hotéis, bares, restaurantes e a população também se preparam para receber os visitantes que vão prestigiar o evento.
Leia mais:
Assista ao documentário Duelo da Fronteira produzido pela Superintendência de Comunicação
Duelo da Fronteira resgata tradição folclórica e movimenta economia durante três dias em Guajará-Mirim
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)