Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Bois-Bumbás em Guajará-Mirim se preparam para mais uma edição do Duelo da Fronteira


Gente de Opinião

Bois se preparam para os três dias de festival

Guajará-Mirim está perto de celebrar mais um edição do maior festival folclórico de Bois-Bumbás do estado de Rondônia. Este ano, o evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Com pouco menos que três semanas, organizadores e integrantes dos bois correm contra o tempo para deixar tudo pronto para o Duelo da Fronteira.

AZUL

Com aproximadamente 400 participantes, o Boi Malhadinho (azul) vai falar sobre “natureza, mãe de todas as tribos”. O tema foi sugerido por um participante da banda, e a equipe fez pesquisa. Após a decisão final,  todos começaram a buscar ideias para alegorias e fantasias.

Os integrantes reaproveitam e reciclam materiais para confeccionar o boi de acordo com o tema escolhido. Além das confecções de fantasias, os participantes também ensaiam para um bom desenvolvimento nos três dias de evento. Os integrantes do boi azul ensaiam no club da PM e as fantasias são confeccionadas na casa do diretor fundador.

VERMELHO

“Flor do campo, 35 anos de tradição cabocla”, esse será o tema que boi vermelho irá apresentar no Duelo da Fronteira. Para os integrantes do Flor do Campo (boi vermelho), esse tema foi escolhido para homenagear a fundação do boi, no dia 21 de abril de 1981. Também com quase 400 integrantes se preparando para as apresentações, o boi vermelho espera que tudo saia como planejado.

Os ensaios para apresentação são fragmentados, um dia na casa de uma pessoa envolvida, outro dia na casa de outra, mas ainda assim, a maioria no bairro Tamandaré, bairro que o boi adotou. O grupo também reaproveita material usado na apresentação do ano passado.

Com a aproximação do Duelo da Fronteira, hotéis, bares, restaurantes e a população também se preparam para receber os visitantes que vão prestigiar o evento.

Leia mais:
Assista ao documentário Duelo da Fronteira produzido pela Superintendência de Comunicação
Duelo da Fronteira resgata tradição folclórica e movimenta economia durante três dias em Guajará-Mirim


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio