Segunda-feira, 29 de junho de 2009 - 21h44
Amanda Mota
Agência Brasil
Parintins (AM) - Depois de dois anos de derrotas, o boi Garantido é o campeão do Festival Folclórico de Parintins de 2009. Para comemorar a vitória do boi vermelho, milhares de torcedores do bumbá tomaram conta hoje (29) das principais ruas da cidade. O resultado foi anunciado por volta das 17h horário de Brasília.
A concentração dos torcedores teve início no entorno do bumbódromo, onde foi realizada a apuração dos votos dos nove jurados de São Paulo, Santa Catarina e do Paraná, que este ano ficaram responsáveis pelo julgamento das três noites de festival.
O resultado final foi de 1.250,9 pontos para o Caprichoso e 1.255,70 para o Garantido.
O Caprichoso perdeu um ponto por causa de um pedido de impugnação feito pelo opositor e julgado procedente pelos jurados.
Na primeira noite, um dos animadores do boi azul usava dentro do bumbódromo uma camisa que continha a logomarca de uma empresa que não é patrocinadora oficial do evento. Pelo regulamento do festival, meia hora antes e meia hora depois das apresentações, é proibida a utilização de qualquer propaganda no bumbódromo, que não seja a dos patrocinadores oficiais.
A festa dos torcedores do boi vermelho segue agora para o antigo curral do Garantido, no bairro onde nasceu o bumbá, a baixa do São José. De lá, eles seguem para a praça da Avenida Amazonas, a principal da cidade, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo.
A apuração foi acompanhada pelos presidentes dos dois grupos Vicente Matos (Garantido) e Carmona Filho (Caprichoso).
"Essa vitória é dedicada aos nossos artistas que realmente pegam um pedaço de papel, madeira e transformam numa obra de arte, que encanta a todos aqueles que vêm prestigiar o festival. A eles nosso reconhecimento, disse o presidente do Garantido.
A vitória do boi vermelho, que este ano saiu com o tema "Emoção", garante o 27º título do Garantido. O boi azul tem 17 vitórias.
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vídeo documentário retrata cultura da comunidade indígena Sabanê de Vilhena
A cultura, a memória e os saberes tradicionais do povo indígena Sabanê ganham destaque no vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)