Segunda-feira, 29 de junho de 2009 - 21h44
Amanda Mota
Agência Brasil
Parintins (AM) - Depois de dois anos de derrotas, o boi Garantido é o campeão do Festival Folclórico de Parintins de 2009. Para comemorar a vitória do boi vermelho, milhares de torcedores do bumbá tomaram conta hoje (29) das principais ruas da cidade. O resultado foi anunciado por volta das 17h horário de Brasília.
A concentração dos torcedores teve início no entorno do bumbódromo, onde foi realizada a apuração dos votos dos nove jurados de São Paulo, Santa Catarina e do Paraná, que este ano ficaram responsáveis pelo julgamento das três noites de festival.
O resultado final foi de 1.250,9 pontos para o Caprichoso e 1.255,70 para o Garantido.
O Caprichoso perdeu um ponto por causa de um pedido de impugnação feito pelo opositor e julgado procedente pelos jurados.
Na primeira noite, um dos animadores do boi azul usava dentro do bumbódromo uma camisa que continha a logomarca de uma empresa que não é patrocinadora oficial do evento. Pelo regulamento do festival, meia hora antes e meia hora depois das apresentações, é proibida a utilização de qualquer propaganda no bumbódromo, que não seja a dos patrocinadores oficiais.
A festa dos torcedores do boi vermelho segue agora para o antigo curral do Garantido, no bairro onde nasceu o bumbá, a baixa do São José. De lá, eles seguem para a praça da Avenida Amazonas, a principal da cidade, em frente à Catedral Nossa Senhora do Carmo.
A apuração foi acompanhada pelos presidentes dos dois grupos Vicente Matos (Garantido) e Carmona Filho (Caprichoso).
"Essa vitória é dedicada aos nossos artistas que realmente pegam um pedaço de papel, madeira e transformam numa obra de arte, que encanta a todos aqueles que vêm prestigiar o festival. A eles nosso reconhecimento, disse o presidente do Garantido.
A vitória do boi vermelho, que este ano saiu com o tema "Emoção", garante o 27º título do Garantido. O boi azul tem 17 vitórias.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB RO) lançou dia 18 de Dezembro no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondôni

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)