Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Tradição e ancestralidade da comunidade de Nazaré ganham registro audiovisual


Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube - Gente de Opinião

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTube, no canal oficial do grupo. O vídeo apresenta uma narrativa marcada por alegria, movimento, fantasias cuidadosamente elaboradas e cenas que revelam a beleza da própria comunidade onde o boi nasceu.

O Boi Curumim tem origem na comunidade de Nazaré e carrega mais de meio século de história. Ao longo de sua trajetória, tornou-se uma referência cultural local, mantendo vivas tradições transmitidas entre gerações e reafirmando a identidade coletiva da comunidade.

Atualmente sob a coordenação de Timaia Nunes, que também é o compositor da música “O Boizinho Encantado”, o Boi Curumim representa Nazaré em diferentes contextos culturais e ocupa lugar de destaque no Festival Cultural de Nazaré, um dos eventos mais importantes do calendário local.

“O Boi Curumim é a materialização do encanto e da alegria da nossa comunidade”, afirma Timaia Nunes. “Ele guarda nossa história e a forma como aprendemos a expressar quem somos.”

O videoclipe integra um projeto audiovisual contemplado no Edital 01/2024 SEJUCEL – LPG – Audiovisual, na Categoria A – Obras de Vídeo de Diversos Formatos, reforçando a importância do incentivo público para o fortalecimento e a continuidade das manifestações culturais tradicionais.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Literatura: Coletânea Porto Velho em Poesia é lançada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Literatura: Coletânea Porto Velho em Poesia é lançada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB RO) lançou dia 18  de Dezembro no Auditório  da Assembleia Legislativa do Estado de Rondôni

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)