Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Boi-bumbá Malhadinho vence Festival Folclórico de Guajará-Mirim


Malhadinho foi o vencedor do 21º Festival Folclórico de Guajará-Mirim - Gente de Opinião
Malhadinho foi o vencedor do 21º Festival Folclórico de Guajará-Mirim

O boi-bumbá Malhadinho é o campeão do 21º Festival Folclórico Duelo na Fronteira de Guajará-Mirim. Com o tema “Folclórico Brasileiro” o boi azul e branco conquistou o 9º título da agremiação. A apuração dos votos ocorreu na noite da segunda-feira (16), no bumbódromo Márcio Paz Menacho, localizado na região Central do município.

Os brincantes acompanharam a apuração - Gente de Opinião
Os brincantes acompanharam a apuração

INVESTIMENTOS

O Festival promovido pelo Governo de Rondônia aconteceu no período de 13 a 15 de outubro. O evento foi realizado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim. Recursos do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Rondônia possibilitaram o repasse, mediante convênio com a associação Waraji, para atender artistas das agremiações e confecção de indumentárias, além das estruturas de palco, som, iluminação, arquibancadas, banheiros químicos, entre outros.

O Governo do Estado também proporcionou a restauração do bumbódromo, obra realizada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp.

VALORIZAÇÃO

Arquibancada do boi azul e branco durante noite festiva - Gente de Opinião
Arquibancada do boi azul e branco durante noite festiva

Para o governador Marcos Rocha, o compromisso de realizar a festa folclórica teve como prioridade a organização geral do evento, a fim de garantir o bem-estar de todos. “Realizar a 21ª edição do Festival envolveu muito mais do que secretarias e órgãos públicos do Estado, pois cada cidadão participante teve um valor fundamental na concretização da nossa festa, desde os bastidores, montagem da estrutura, venda de produtos nas barraquinhas ou mesmo na divulgação do evento. Parabenizo as agremiações dos dois bois-bumbás pela dedicação à cultura” ressaltou.

O titular da Sejucel, Júnior Lopes, destacou a celebração do retorno do Festival Folclórico. “É fundamental valorizar e dar visibilidade aos talentos que temos em nosso Estado. Ao proporcionar um espaço aos artistas locais para se apresentarem, estamos fortalecendo a cultura rondoniense e construindo uma identidade artística”, destacou.

SEGURANÇA

Durante os três dias do evento, a segurança foi reforçada pela Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO, com patrulhamento ostensivo dentro do bumbódromo e no entorno. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO também esteve presente garantindo a integridade dos brincantes e público em geral.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)