Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Data é celebrada no dia do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil brasileira


Atividades foram realizadas na Biblioteca Francisco Meirelles - Gente de Opinião
Atividades foram realizadas na Biblioteca Francisco Meirelles

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação especial nesta quinta-feira (18), para celebrar a data, em que também se comemora o nascimento do escritor Monteiro Lobato, no ano de 1882, que é considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Alunos do 3º ano do ensino fundamental da unidade I do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM I) e outras crianças que integram o projeto Clube da Leitura Infantil, participaram de uma série de atividades pela manhã, na Biblioteca Francisco Meirelles, que incluíram leitura, pintura, desenhos, contação de estórias, além da apresentação da peça teatral “A boneca que virou menina”, no auditório.

"Além de celebrarmos o Dia do Livro Infantil e o nascimento do Monteiro Lobato, a programação tem também a finalidade de incentivar a leitura. Nossa biblioteca possui cerca de 3 mil títulos infantis, de diversos autores para diversas faixas etárias, sendo alguns com ilustrações interativas. Há ainda livros em braile para crianças com deficiência visual e também com baixa visão, com o projeto "É tempo de inclusão". A biblioteca realiza ainda, ao longo de todo o ano, os projetos Curumim e Gincana Literária nas escolas", informou o diretor, Carlos Augusto.

Ação contou com apresentação de peça teatral no auditórioAção contou com apresentação de peça teatral no auditório

A professora Rosimar Silva, do CTPM I, destacou a importância de estimular a leitura para as crianças. "Desde cedo, mostrar o mundo da leitura é muito importante. Essa manhã especial aqui na Biblioteca, com certeza, irá promover uma atenção maior dos nossos alunos para os livros. Na escola, trabalhamos sempre o ano todo com uma temática local e este ano serão os bairros de Porto Velho. Então, são criadas estórias e uma série de atividades e a leitura está presente", afirmou.

AGENDA

Nesta quinta-feira também foi lançada a agenda interativa, criada para estimular as crianças a ler, desenhar e registrar. Essa agenda foi produzida pela biblioteca, pela professora Elani Lacerda, sendo distribuída gratuitamente para os presentes e está disponível para o download no site da biblioteca.

O acervo da biblioteca está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Localizada na rua Dom Pedro II, 826, no Centro de Porto Velho.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

A Cia de Artes Evolução encerrou, na última sexta-feira, mais uma participação no projeto Sesc 52. Esta é a 2ª vez que a Cia participa do projeto, c

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

No dia 31 de maio, o governo de Rondônia promove o lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá. O evento vai acontecer às 19h, em u

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Mergulhar nas profundezas da existência e refletir a dualidade entre realidade e subjetividade. Essa é a experiência literária que a poeta e escrito

Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti

Escrita pelo multipremiado escritor paulistano Luiz Eduardo de Carvalho e apresentada com linguagem objetiva, predominantemente jornalística, salpic

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)