Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Barrica Poráguabaixo na programação do Festival Palco Giratório desta sexta


O espetáculo trata dos planos quase frustrados da Palhaça Barrica (SC) desejando ir à praia. Somente o desejo de ir já é um bom motivo para atrapalhações. Num lugr de proximidade com o público e utilizando recursos concretos e imaginários, a Palhaça lança mão de toda a sua graça e sensibilidade para realizar seu sonho vencendo os limites impostos pelos padrões a fim de alcançar o prazer e a alegria, em momentos de pura brincadeira consigo mesmo e com a plateia.

O controlador de tráfego aéreo

Nesta quinta-feira, 25, a Alfândega 88 encerrou sua participação no Festival Palco Giratório Rondônia trazendo uma dramaturgia baseada em história real. “O controlador de tráfego aéreo” é sobre a vida de um dos atores da companhia, Silvano Monteiro e teve como temática principal a busca pela felicidade. A mudança brusca na vida deste homem que renunciou a uma carreira no funcionalismo público, enfrentou vários obstáculos terminando por morar nas ruas e encontrar na arte uma nova vida é emocionante. A trajetória foi contada ao público num cenário onde elenco e público se misturam  numa roda de conversa.

A peça discute também a triste situação dos moradores de rua e a história que carregam, como chegaram a essa situação. Muitos têm trajetórias interessantes, mas ninguém quer saber, pessoas invisíveis ao olhar da população em geral. Outro assunto discutido é a depressão, uma doença que poucos dão a devida importância, mas que acaba levando o indivíduo a atos inconsequentes.

O bate-papo após o espetáculo complementou a apresentação, onde o ator revelou mais detalhes sobre sua história. Hoje ele é estudante de artes cênicas e diz que se sente honrado ao levar sua história para que as pessoas conheçam e reflitam sobre essa realidade que pode acontecer com qualquer pessoa.

Programação

Data: 26/09

Espetáculo: Barrica Poráguabaixo (Circo)

Grupo: Palhaça Barrica (SC)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 19h

Duração: 45 minutos

Classificação: Livre

Data: 27/09

Espetáculo: As Nove Luas

Grupo: Cia de Artes Fiasco (RO) - Convidado

Local: Quadra coberta – Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Data: 28/09

Espetáculo: Mãe Coragem

Grupo: Teatro a Cuestas de Cuba de Cuba (Cuba)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 – Olaria

Hora: 20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.  Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).


Fonte: Eliane Viana

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)