Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Banzeiros abre portas para nova temporada de espetáculos



O Teatro Municipal Banzeiros volta a abrir suas portas para a produção artística de Porto Velho. Após um período de reforma, com a instalação de um novo sistema de som, o Banzeiros se prepara para reincrementar sua programação cultural a partir do segundo semestre. Inaugurado em abril de 2009, o espaço completou dois anos no mês passado. Com capacidade para abrigar um público de 227 pessoas, o Banzeiros abre portas para nova temporada de espetáculos - Gente de OpiniãoTeatro Banzeiros é o maior de Rondônia. Projetado inicialmente para comportar um auditório, o Banzeiros acabou sendo ampliado ainda na planta para uma estrutura de palco.

O novo sistema de som, que vai permitir novamente as apresentações de teatro, foi inaugurado na semana passada, no seminário “Rondônia Contra a Corrupção”. Um novo equipamento de iluminação já está em processo de compra, e deve ser inaugurado em julho.

Bastante utilizado para palestras e seminários, como as reuniões sobre o Censo Escolar que estão ocorrendo nesta semana. Já foi possível estabelecer uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB), que mantém ali dois cursos à distância, de Licenciaturas em Teatro e Artes Visuais. “Vamos ampliar essa parceria, e abrir novos cursos de Administração, Educação Física, Letras e Pedagogia”, revelou a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho. Além desses cursos, o Banzeiros também sedia o projeto Ponto de Cultura, iniciativa do grupo teatral Abstratos, que forma novos atores e atrizes em Porto Velho.

Na quinta feira já foi possível ter uma dimensão do que visitantes e demais moradores da capital de Rondônia podem esperar desta nova temporada do Banzeiros. Promovido pelo Banco da Amazônia, o projeto 5ª Cultural, aproveitou o palco do Banzeiros para o espetáculo “Memória da Carne”, do grupo Fiasco, composto por artistas da Capital. O ingresso foi dois quilos de alimentos não perecíveis.

A direção do Teatro vem negociando com a companhia teatral Fiasco a confirmação de uma temporada, com novas apresentações nos finais de semana, até julho. Segundo a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho, o grupo deve confirmar o contrato até a próxima semana.

Esta foi a segunda vez nesse ano que seu espaço abre portas para uma apresentação teatral.
 

A peça

Conforme o material de divulgação da peça, Memória da Carne é um diálogo entre dois personagens que travam discussões sobre onde são resgatadas suas memórias, levantando questionamentos como onde são guardadas e registradas as lembranças. “É um convite de carne para carne ao encontro com suas memórias ocorridas, perdidas e as construídas em tempo real”, explica o folder da peça.

 O espetáculo é dirigido por Francis Madson e conta com a participação dos atores Cláudio Zarco e Elí Moreno. Memórias da Carne foi bastante aplaudido durante o Festival Amazônia Encena na Rua, ocorrido no teatro Instalação, em Manaus, no mês passado. Totalmente rondoniense, o grupo também mostrou esse trabalho na mostra "Alternativão", do Festival Breves Cenas, também em Manaus, reunindo companhias de todo o País.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Divulgação                     

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio