Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Banzeiros abre portas para nova temporada de espetáculos



O Teatro Municipal Banzeiros volta a abrir suas portas para a produção artística de Porto Velho. Após um período de reforma, com a instalação de um novo sistema de som, o Banzeiros se prepara para reincrementar sua programação cultural a partir do segundo semestre. Inaugurado em abril de 2009, o espaço completou dois anos no mês passado. Com capacidade para abrigar um público de 227 pessoas, o Banzeiros abre portas para nova temporada de espetáculos - Gente de OpiniãoTeatro Banzeiros é o maior de Rondônia. Projetado inicialmente para comportar um auditório, o Banzeiros acabou sendo ampliado ainda na planta para uma estrutura de palco.

O novo sistema de som, que vai permitir novamente as apresentações de teatro, foi inaugurado na semana passada, no seminário “Rondônia Contra a Corrupção”. Um novo equipamento de iluminação já está em processo de compra, e deve ser inaugurado em julho.

Bastante utilizado para palestras e seminários, como as reuniões sobre o Censo Escolar que estão ocorrendo nesta semana. Já foi possível estabelecer uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB), que mantém ali dois cursos à distância, de Licenciaturas em Teatro e Artes Visuais. “Vamos ampliar essa parceria, e abrir novos cursos de Administração, Educação Física, Letras e Pedagogia”, revelou a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho. Além desses cursos, o Banzeiros também sedia o projeto Ponto de Cultura, iniciativa do grupo teatral Abstratos, que forma novos atores e atrizes em Porto Velho.

Na quinta feira já foi possível ter uma dimensão do que visitantes e demais moradores da capital de Rondônia podem esperar desta nova temporada do Banzeiros. Promovido pelo Banco da Amazônia, o projeto 5ª Cultural, aproveitou o palco do Banzeiros para o espetáculo “Memória da Carne”, do grupo Fiasco, composto por artistas da Capital. O ingresso foi dois quilos de alimentos não perecíveis.

A direção do Teatro vem negociando com a companhia teatral Fiasco a confirmação de uma temporada, com novas apresentações nos finais de semana, até julho. Segundo a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho, o grupo deve confirmar o contrato até a próxima semana.

Esta foi a segunda vez nesse ano que seu espaço abre portas para uma apresentação teatral.
 

A peça

Conforme o material de divulgação da peça, Memória da Carne é um diálogo entre dois personagens que travam discussões sobre onde são resgatadas suas memórias, levantando questionamentos como onde são guardadas e registradas as lembranças. “É um convite de carne para carne ao encontro com suas memórias ocorridas, perdidas e as construídas em tempo real”, explica o folder da peça.

 O espetáculo é dirigido por Francis Madson e conta com a participação dos atores Cláudio Zarco e Elí Moreno. Memórias da Carne foi bastante aplaudido durante o Festival Amazônia Encena na Rua, ocorrido no teatro Instalação, em Manaus, no mês passado. Totalmente rondoniense, o grupo também mostrou esse trabalho na mostra "Alternativão", do Festival Breves Cenas, também em Manaus, reunindo companhias de todo o País.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Divulgação                     

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)