Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ballet Municipal no Teatro Palácio das Artes nesta terça



Nesta terça-feira, às 19h, a Escola de Ballet Municipal Funcultural apresenta o espetáculo “A Magia da Dança”, no Teatro Palácio das Artes. A entrada é gratuita. Mais de 150 bailarinos participam do espetáculo, entre os alunos da escola e grupos de dança convidados - Laura Vicuña, Classe A e Arte de Dançar. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural).

O espetáculo “A Magia da Dança” é uma homenagem ao maitre Adair Palma (in memorian), que veio do Rio de Janeiro para Porto Velho em 1982 para assumir o Ballet do Teatro Municipal, atendendo convite do ex-prefeito Chiquilito Erse. Aqui, fixou residência e formou boa parte dos bailarinos que atualmente trabalham como professores de ballet na capital, entre eles, Missilene Félix, responsável pelo Ballet Municipal.

Nas aulas, Adair seguia a técnica de ballet russo, que exige perfeição e disciplina rígida dos alunos. Cobrava dos seus pupilos sem piedade, porém costumava afirmar que só exigia quando via que o bailarino tinha potencial para ir além do que costumava fazer.

EXPANSÃO

Foi para atender crianças e jovens da periferia da cidade de Porto Velho que a Prefeitura criou a escola de dança logo que o prefeito dr Hildon Chaves assumiu a administração este ano. A zona Leste, a de maior densidade demográfica da capital, foi a primeira a ser atendida, mas o prefeito já determinou ao presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, que esse projeto seja estendido a zona Sul.

“Ele quer beneficiar o maior número possível de crianças e adolescentes”, declarou Ocampo, que tem na primeira-dama Ieda Chaves uma das grandes incentivadoras do Ballet Municipal.

A escola funciona em uma das salas do Centro de Esportes Unificados (CEU), no bairro JK. As aulas são ministradas pela professora e coreógrafa Missilene Félix. As alunas têm aula de clássico, jazz e contemporâneo.


Fonte: Funcultural

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)