Quarta-feira, 8 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Atrações musicais no Mercado Cultural marcam o encerramento do aniversário de Porto Velho

Cinco dias de programação cultural e eventos de lazer, esportivo e atividades infantis fizeram a diferença


Atrações musicais no Mercado Cultural marcam o encerramento do aniversário de Porto Velho - Gente de Opinião

O último dia de festividade em celebração aos 111 anos de Porto Velho foi marcado por muitas atrações musicais, neste domingo (5), no Mercado Cultural, no Centro da cidade. Foram cinco dias consecutivos de uma programação recheada de muitas emoções.

A última noite no Mercado Cultural reuniu centenas de pessoas ao som de muita música com a presença de artistas da cidade. Durante o encerramento oficial da festividade em alusão aos 111 anos de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes destacou a importância de reunir os artistas locais e promover ainda mais a cultura da Capital. “Essa noite não poderia ser melhor, no lugar mais emblemático e simbólico para os agitadores culturais, para as pessoas que se manifestam artisticamente. Esse ambiente representa muito essa essência de ideias, esse caldeirão artístico que é a nossa cidade de Porto Velho”, declarou.



A escola de Samba Asfaltão foi uma das atrações que agitou a última noite de festividadeA escola de Samba Asfaltão foi uma das atrações que agitou a última noite de festividade









Na oportunidade, o prefeito agradeceu a participação de toda a população durante os dias de festividades e ao apoio de todos os servidores de diferentes pastas, que somaram para que todas as atividades pudessem acontecer de forma organizada e com sucesso. “Toda a população está de parabéns e que possa continuar cuidando de nossa cidade. Agradeço a todos os servidores que contribuíram com todo esse evento. Vamos festejar e celebrar Porto Velho. O meu muito obrigado”, finalizou.

VALORIZAÇÃO CULTURAL

A escola de Samba Asfaltão foi uma das atrações que agitou a última noite de festividade do aniversário da cidade. Para o presidente da escola, Danilo Cardoso, o evento marcante não poderia faltar na presença dos astros culturais da região. “Estamos muito felizes com esse convite de fazer parte dessa linda festa. E isso nos dá o senso de pertencimento, e acaba colocando a cidade de Porto Velho no mapa do Brasil”, declarou.

O Bloco do Pirarucu do Madeira também marcou presença no palco e já deixou um “gostinho” do que vem por aí, para o carnaval de 2026. Para a vice-presidente do bloco, Luciana Oliveira, é uma honra fazer parte da agenda que ela considera de ouro.

"Estou muito emocionada por nossa escola fazer parte de uma programação de aniversário nunca vista. É que o povo precisa, desse lazer, dessa cultura popular que educa, que protege a memória e a sua identidade. Por isso estamos muito felizes contando com a presença do nosso prefeito, de seu secretariado e dos foliões. Pensamento de ouro. Parabéns a todos que colaboraram com essa linda festa”, afirmou.

Considerada como ícone cultural de Porto Velho, a Bailarina da Praça abrilhantou o encerramento da festa. Emocionada, ela conta que se considera muito querida pela população.

“Foi uma festa linda, com pessoas queridas que souberam respeitar a programação. A população está de parabéns, pois é o povo em geral quem faz a festa e, claro, a prefeitura também está de parabéns pela iniciativa e por tudo que tem proporcionado”, disse.

FOMENTO NO COMÉRCIO

Luciana Oliveira disse estar emocionada pela escola fazer parte de uma programação de aniversário nunca vistaLuciana Oliveira disse estar emocionada pela escola fazer parte de uma programação de aniversário nunca vista










A programação também foi favorável para os comerciantes ambulantes. Os dias festivos renderam boas movimentações e aquecimento nas vendas. Foi o que aconteceu com a comerciante ambulante, Janete Rocha. Ela conta que as vendas superaram as expectativas.

“Agradeço a Prefeitura por nos proporcionar essa movimentação. O retorno financeiro foi positivo, pois vendi bastante. A gente como ambulante vive assim, dependendo desses eventos para agregar com a nossa renda que reflete direto em casa, no sustento da família”, declarou.

OUTRAS ATRAÇÕES

A programação também contou com outras atrações musicais como Banda Lance Novo, Dj Levilson, Gira Samba, banda Embalo 5, banda Estação do Forró, Forró dos 3, Tay Reis, Rejane Castro e Fran Diniz.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cinema, Literatura E Direitos Humanos: evento Multicultural será realizado no Campus Unir

Cinema, Literatura E Direitos Humanos: evento Multicultural será realizado no Campus Unir

No próximo dia 10 de outubro, às 18h30, o auditório do DLIBRAS/UNIR, no Campus José Ribeiro Filho, será palco de um grande encontro multicultural. O

Minidocumentário retrata vida de pioneira de Pimenteiras do Oeste

Minidocumentário retrata vida de pioneira de Pimenteiras do Oeste

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” traz às telas a história e as experiências de uma das pioneiras mais que

Roda Literária celebra a cultura e destaca talentos locais nas comemorações dos 111 anos de Porto Velho

Roda Literária celebra a cultura e destaca talentos locais nas comemorações dos 111 anos de Porto Velho

Porto Velho viveu uma tarde de cultura e literatura neste sábado (4), durante a Roda Literária, realizada no Plano Inclinado da Estrada de Ferro Madei

Curta-metragem retrata histórias de mulheres quilombolas de Rondônia

Curta-metragem retrata histórias de mulheres quilombolas de Rondônia

O curta-metragem “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” tem como objetivo mostrar a história e a cultura das mulheres

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)