Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ATOR CHICO DIAZ CONFIRMADO NO FEST CINEAMAZÔNIA 2009



Atuante no cinema e na televisão, o ator já foi premiado no festival de Brasília

Porto Velho (RO) – O ator Chico Diaz está confirmado como homenageado no Fest Cineamazônia 2009. O festival será realizado no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro deste ano. Diaz é natural do México, mas mora no Brasil desde a infância. Seus pais eram do serviço diplomático mexicano e mudaram para o Rio Janeiro. Casado com a atriz Sílvia Buarque com quem tem um filho, tem sido destacado pela atuação na televisão e cinema brasileiro.
No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Chico Diaz já conquistou o prêmio Candango de Melhor Ator (2002) pela atuação em Amarelo Manga, e, como Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em A Cor do Seu Destina, em 1986. Ganhou o Kikito de Ouro do Festival de Gramado (1996) pela atuação em Corisco e Dada. Em 1998 levou dois prêmios: Melhor Ator do Festival de Cinema Brasileiro de Miami, e do Festival de Recife, pela atuação em Os Matadores.
Já atuou em mais de quarenta filmes além de novelas e seriados da televisão brasileira. Seu último trabalho em cinema foi no longa O Contador de Histórias (2009). Para o ator, ser homenageado com o troféu Mapinguari, do Fest Cineamazônia, é uma conquista destacável por ser um festival voltado para a temática ambiental.
A atriz Letícia Sabatella também está confirmada como homenageada no Fest Cineamazônia deste ano. Além do cinema e televisão a atriz atua como ativista em causas sociais e ambientais.
 
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.
 
 
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)