Sábado, 26 de março de 2016 - 17h19
Entendendo que não deve retroceder e que a conquista do Bi campeonato elevou a responsabilidade da Escola, neste último sábado (19/03), duas semanas após o desfile, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão se reuniu para avaliar as ações realizadas em 2015 e os preparativos para o desfile de 2016. A partir de então, planejar suas atividades para o biênio 2016/2017.
“O objetivo principal foi levantar os pontos positivos e sobre tudo avaliar os pontos negativos. É a partir daí, que corrigimos nossas falhas com possibilidade de elevar o índice de acertos em nossas ações”. Explicou o Presidente Danilo Cardoso, salientando que este foi o principal objetivo da Agremiação nesta ação.
O resultado deste encontro foi a construção do Planejamento e o respectivo Plano de Ação e calendário para o ano de 2016. Dentre as ações destacamos:
1. AÇÕES ESTRUTURAIS que consiste em cuidar da estrutura e do Patrimônio da Agremiação;
2. AÇÕES ADMINISTRATIVAS - redefinir e organizar as ações burocráticas da Instituição e manter postura propositiva, colaborativa e organizacional junto à FESEC e às instituições responsáveis pela manutenção da cultura dos desfiles das escolas de Samba de Porto Velho;
3. AGENDA SOCIOCULTURAL - agendas de eventos que envolvem o fortalecimento do samba, o Projeto leituras ao Vento, Rua de lazer, integração com a comunidade e outros eventos tradicionais da Agenda do Asfaltão.
AGENDAS E PROJETOS EM DESTAQUE
SAMBA AUTORAL
A primeira edição de 2016, será realizada dia 02/04/2016, a partir das 14:00 horas, local de seu nascimento, o Bar do Calixto.
Trata-se de um projeto de fomento e incentivo aos compositores e compositoras de Porto Velho, idealizado por um grupo de sambistas da cidade, como Walber do Cavaco, Oscar Knigthz, Lamaison Thobá, Chrystóvão Nascimento, Reginaldo Makumba dentre outros que chegaram e incorporaram a ideia. Vale ressaltar que neste grupo têm representantes de várias escolas de samba deste município.
A Escola de Samba Asfaltão, abraçou o projeto e tem sido realizadora deste importante instrumento de criação de valores poéticos aqui da cidade.
ESCOLINHA DE PERCUSSÃO
Trata-se de um projeto, onde a Escola Asfaltão colabora com a comunidade trabalhando a introdução e inicialização na formação musical para crianças e adolescentes.
A demanda reprimida é muito grande, por este motivo, o Projeto Escolinha de Percussão, volta com força total.
TIME MASTER DO ASFALTÃO
Além do fomento à atividades culturais, a agremiação preza pela qualidade de vida. Somando a este pensamento, a Diretoria de esporte idealizou a formação de uma equipe de futebol máster, que tem sido um elo importante entre o esporte e o samba, além de possibilitar entretenimento, tem proporcionado intercâmbio com clubes e equipes locais e de outras cidades.
A primeira agenda de eventos do time Master da Escola, esporte por meio do futebol, será uma suculenta feijoada a ser realizada dia 9 de abril, na Tenda do Tigre.
PROJETO “LEITURAS AO VENTO”
Importante projeto sociocultural que visa o fomento e incentivo à leitura, direcionado inicialmente à crianças e jovens, porém alcançando também adultos. É realizado anualmente e já tivemos três edições; duas delas (2013 e 2014) realizadas na Tenda do Tigre (nosso espaço cultural) e uma (2015) realizada na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
AGENDA CARNAVAL
Refere-se ao planejamento exclusivo para o desfile, visando organizar as ações da Escola, pertinentes ao carnaval de 2017, dentre as quais estão os encaminhamentos para a Escolha do Enredo; Entrega da Sinopse, Escolha do Samba de Enredo dentre outras ações.
Como disse João Nogueira em Do Jeito que o Rei Mandou: “Sorria! Que o samba mata a tristeza da gente / Quero ver o meu povo contente / Do jeito que o rei mandou...”
Queremos ver nosso povo contente!!!
Pensando nisso, a Diretoria busca se organizar para que, com ajuda de toda Família Asfaltão, como tem sido até hoje, apresente um resultado satisfatório.
Isso possibilitará que a escola, além da missão de manter firme a história do samba em Porto Velho, cumpra também um papel sociocultural possível de agregar valores, incentivar talentos e, sobre tudo, uma boa e harmoniosa convivência com brincantes, simpatizantes, amantes do samba e, em especial, com a comunidade. Este é o espírito e o pensamento da Diretoria.
Fonte: Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s