Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

As aventuras de Vô Capistana, na Semana da Gastronomia Regional, em Brasília.


As aventuras de Vô Capistana, na Semana da Gastronomia Regional, em Brasília. - Gente de Opinião

De 02 a 05 de setembro, aconteceu em Brasilia-DF, a Semana da Gastronomia Regional 2024, com o tema Sobre os trilhos da Ferrovia Madeira Mamoré: um passeio gastronômico e cultural por Rondônia. O espetáculo As Aventuras de Vô Capistana, foi a atração cultural no decorrer do evento.

A “Semana da Gastronomia Regional” é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo – CNC, por meio do Departamento Nacional Senac, em colaboração com os Departamentos Regionais. O projeto tem como principal objetivo, divulgar as ações realizadas pelo Senac em todos os estados do Brasil, bem como, destacar a história, cultura, valores, e a gastronomia das regiões.

O Festival da Gastronomia de Rondônia, em Brasília, superou as expectativas. Quem compareceu, pode conhecer um pouco da culinária e cultura rondoniense. Foram muitos os elogios proferidos pelos visitantes.

O espetáculo teatral As Aventuras de Vô Capistana, foi a atração cultural, que por meio do Sesc/RO, foi apresentado no decorrer do evento. No dia 03, a apresentação aconteceu no Restaurante-escola Downtown do Distrito Federal. Já  no dia 04, a peça foi apresentada no Restaurante-escola da Câmara dos Deputados Federais e no dia 5, no Restaurante-Escola do Senado Federal.

O trabalho produzido pela Cia de Artes Evolução, é apresentado no formato de contação de história e aborda a realidade, mitos e lendas da Amazônia, por meio da narrativa de um personagem  típico de Rondônia, o qual conhecemos como seringueiro. O personagem Vô Capistana, que dedicou a vida ao serigal, é interpretado pelo ator Eules Lycaon.

Para o servidor da câmara dos Deputados Federais, Sr. Clóvis Santos, a apresentação teatral foi um diferencial no festival. “Eu sempre participo dos festivais gastronômicos e ainda não tinha visto algo igual. A apresentação teatral foi um diferencial. Eu só quero agradecer e parabenizar o ator Eules, que nos proporcionou um espetáculo maravilhoso, contando a saga do seringueiro, em prosa e canto, mostrando um pouco das maravilhas da cultura de Rondonia.”

O ator e diretor Eules Lycaon, agradeceu ao Sistema Fecomércio, pela oportunidade. “Sinto-me honrado e extremamente feliz, em poder contribuir para o sucesso do evento e mostrar um pouco da cultura de Rondônia. Como artista, participar da Semana da Gastronomia Regional - 2024, foi uma experiência muito enriquecedora. Portanto, agradeço ao Sistema Fecomercio/Sesc/Senac/Instituto Fecomercio, pela oportunidade.”      

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

Teaser de “Maior Que a Casa Toda” ultrapassa 30 mil visualizações em menos de dois dias e amplia alcance nacional e internacional

O teaser do filme “Maior Que a Casa Toda” já demonstra a força de sua chegada ao público. Em menos de dois dias, a prévia ultrapassou a marca de mai

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

Espetáculo do Teatro Ruante encerra temporada em Porto Velho com participação ao vivo de Izabela Lima

O espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne”, do grupo Teatro Ruante (RO), encerrou sua primeira temporada no domingo (29/03

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)