Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artistas são selecionados para bienal na Europa


Artistas são selecionados para bienal na Europa - Gente de Opinião

 

A artista plástica e professora, Angella Schilling, que há dois anos forma gravadores em Porto Velho, através de cursos livres de xilogravura, enviou trabalhos dos alunos para a X Bienal Internacional de Gravuras na Itália -Prêmio ACQUI 2011.

Os trabalhos que mostram gravuras contemporâneas com temas abstratos, figurativos e regionais foram produzidos pelos artistas Adelina Jacob, Alexandrina Rosa de Jesus, Carolay Reinold, Edna Cerqueira, Fátima Montanari, Francinei Vasconcellos, Maria Regina Crema, Tito Tezzari Junior e Angella Schilling.

Com aprovação unânime, o material passou por uma curadoria composta por doutores em arte, história da arte da gravura, colecionadores entre outros que analisaram técnica, tema, execução, criação, composição e impressão. A artista plástica ressaltou que, “até pouco tempo atrás, não se tinha conhecimento desta técnica na região e receber a notícia de que o grupo está de fato fazendo parte desta grande bienal é motivo de muito orgulho” afirmou Angela.

O secretário estadual de Cultura e Esportes, Francisco Leilson “Chicão” avalia que as artes plásticas estão vivendo um novo momento no Estado. “Por meio dos grandes talentos da nossa região, Rondônia está ganhando espaço no cenário internacional com trabalhos de alta qualidade e isso mostra que devemos apoiar ainda mais estas iniciativas”, afirmou o secretário da Secel.

Rondônia será representada ainda no Catálogo Europeu pelo trabalho do artista Francinei Vasconcelos. Após o encerramento, a bienal circulará por toda a Itália, com exposições em galerias de arte e museus e as gravuras passarão a fazer parte do Museu da Gravura de AcquiTerme, no castelo de Paleologia.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)