Segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 05h07
A professora universitária e artista plástico Eunice Bueno e o designer Ariston Oliveira, são os autores do filme de animação que será exibido na abertura de cada sessão do FestCineamazônia 2010. O filme é alusivo ao tema central do festival: o respeito aos povos e à natureza. O FestCineamazônia será em Porto Velho, de 9 a 13 de novembro, no Teatro Banzeiros.
Eunice Bueno e Ariston Oliveira são integrados do festival desde as primeiras edições, com participação em oficinas técnicas e outras atividades. A convite da organização do festival, os artistas criaram um roteiro com o defensor da floresta Mapinguari.
Como o roteiro mostra o Mapinguari numa ação defensora da natureza, a artista preferiu pintá-lo não tão monstruoso e vingativo como nos contos. “Ao imaginar o Mapinguari, preferi um personagem que é vigilante, se entristece profundamente com a ação predatória do homem, mas que mantém, também, pelo menos um fio de esperança de que algo ainda pode ser feito para salvar a natureza da insanidade de grande parte da humanidade. Ele é meio psicodélico, mas é o meu Mapinguari”, enfatiza Bueno.
O designer Ariston Oliveira foi o responsável em transformar em animação gráfica os traços e desenhos feitos por Eunice Bueno. Com habilidade técnica Oliveira manteve os traços manuais produzidos na arte original.
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Fonte: Solano Ferreira
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)