Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Artistas de Rondônia na Mostra Coletiva 'Amazônia, A Arte'


Em meio ao efeito estufa, aquecimento global, extinção de animais e degelamento das calotas polares, o meio ambiente tem sido na maioria das vezes tema relevante em seminários e exposições culturais. Com o intuito de chamar a atenção da população para com a magnitude da Amazônia e sua complexidade visual, a Vale está realizando o evento "Amazônia, a arte" que reunirá obras de 32 artistas contemporâneos.

O autor do projeto cultural, Paulo Herkenhoff, comenta sobre a temática escolhida e da cultura da região. "A Amazônia tem uma produção particular no contexto da arte brasileira e da cultura visual em geral" - afirma Henkenhoff. - "Sua singularidade se marca no modo como muitos artistas amazônicos trabalham sobre o gosto vernacular, materiais locais e sobre valores plásticos que são definidos como próprios. A questão da autoexpressão afeta grupos indígenas, sendo que alguns buscam construir um discurso através de videoarte, por exemplo. Existe uma longa tradição de modernidade e interesse em avanços tecnológicos. A produção de arte na região amazônica permanece como uma incógnita, apesar do razoável reconhecimento recebido por uma meia dúzia de artistas paraenses nas últimas duas décadas" - conclui o autor do projeto.

A mostra conta com a exibição de vídeos, pinturas, fotografias, objetos e instalações com a temática ambiental apresentada. Tudo isso desta quarta-feira (09) até o dia 05 de setembro. Além da participação dos convidados Claudia Andujar, Cildo Meireles e Katie van Scherpenber e da exibição das obras dos artistas dos estados do Acre, Amapá, Roraima, Pará, Rondônia e Maranhão.

"Amazônia, a arte" não é caracterizada por uma abordagem totalizadora da produção artística do local posto em questão e, sim, o conceito sóciopolítico expressado pela arte dos artistas que farão parte do evento, pois segundo o autor Herkenhoff da amostra, "o que seria sempre uma promessa de um resultado falacioso", destacou.

A exposição visa a expansão do conhecimento da população sobre a diversidade cultural do país. Para o co-projetista Orlando Maneschy "o Brasil continua não conhecendo o Brasil, e muito menos a Amazônia, que ainda é vista como um celeiro de exotismos e ponto focal dos mais variados interesses. Esta imagem corriqueira de Amazônia, que circula na mídia, não permite ver a complexa riqueza de relações em que a estética se estabelece na vida desdobrando-se na produção artística. Esta exposição é uma oportunidade que o país tem de ver um pouco além, e conhecer artistas instigantes", ele diz.

O diferencial da mostra são a decoração e a iluminação diferenciada que proporcionam ao visitante a sensação de estar dentro de uma selva. A impressão artística apresentada também é transmitida pelo trabalho "Arborescência" do fotógrafo Patrick Pardini, que proporciona ao espectador momentos de reflexão sobre a flora amazônica.


Artistas participantes:

Hélio Melo (AC), Grupo Urucum (AP), Roberto Evangelista (AM), Naia Arruda (AM), Thiago Martins de Melo (MA). Do Pará: Acácio Sobral, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Armando Sobral, Alberto Bitar, Berna Reale, Cláudia Leão & Leonardo Pinto, Dirceu Maués, Éder Oliveira, Edilena Florenzano, Elza Lima, Emmanuel Nassar, Lise Lobato, Luiz Braga, Maria Christina, Melissa Barbery, Marcone Moreira, Miguel Chikaoka, Otávio Cardoso, Patrick Pardini, Paula Sampaio, Walda Marques. Rondônia: Coletivo Madeirista (Rinaldo Santos, Ariana Boaventura e Joesér Alvarez), por Roraima Claudia Andujar, Orlando Nakeuxima Manihipi-Theri (da terra Indígena Yanomami em Roraima), Katie van Scherpenberg e Cildo Meireles. 

Amazônia, A Arte Museu da Fundação Vale – Vitória/ES
de 19.06 a 05.09.2010 

Saiba mais aqui:

http://www.museuvale.com/programacao.php?tipo=1

FONTE: Renée Staudinger (redacao@eshoje.com.br).

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio