Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”


Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”  - Gente de Opinião

Será lançado na livraria Leitura, no Shopping Porto Velho, na sexta-feira, dia 17, às 18h30, o livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”, de autoria da artista plástica Maria Antônia da Costa, 81 anos, que também fez a ilustração do livro.

Esta é a segunda publicação de Maria Antônia. No ano passado, ela lançou, por meio da Temática Editora, o livro “A Casa do Filho do Soldado da Borracha”.

Aruaçu, O Sapo Cantador, é a história de um tema bem atual, o bullying, situação vivida pelo sapo que se aventura na carreira de cantor, sofrendo agressão por parte de alguns animais da floresta que o desencorajavam, dizendo ser horrível sua voz, que jamais ele faria sucesso.      

“O personagem é inspirado no Tim Maia, de quem sou fã. Na época em que tive a ideia do livro ele estava muito doente. Uma pessoa grande e forte, com voz potente, pensei no sapo cururu da Amazônia”, conta Maria Antônia.

A Amazônia precisa ser conhecida, valorizada e respeitada desde a infância, considera a escritora. “De modo que além do bullying, sem pretensões penso que a história contribui para que nossas crianças possam desenvolver a imaginação entrando nesse ambiente fantástico”, diz.

Maria Antônia pretende dar continuidade às aventuras de Aruaçu, o famoso sapo cantador, na Amazônia. Espera continuar com energia e saúde para contar as peripécias do Sapo Cantador no Vale do Guaporé e em outras paisagens da região.     

Professora aposentada, Maria Antônia é natural de Sena Madureira (AC), mas na adolescência veio para Porto Velho (RO), onde começou a dar aulas aos 17 anos. De família humilde, na capital de Rondônia chegou sozinha, apenas com a indicação de sua mãe para uma comadre que poderia acolher a jovem.

Trabalhou em escolas como o Barão de Solimões, Rio Branco, John Kennedy e 21 de Abril entre outras.

Incentivada pela filha Marcia Cristina Paraguassu, começou nas artes plásticas no início  da década de 90. Já fez diversas exposições, inclusive em Brasília e Rio de Janeiro. Imagens Oníricas e Universo Geométrico são as mais recentes mostras de pinturas com técnica em acrílica.

“Convidamos os pais para levar seus filhos, prestigiarem a literatura infantil. Esse trabalho foi feito com muito carinho, e acredito que irão gostar”, diz.    

 

Serviço

Lançamento do livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”

Onde: Livraria Leitura, Porto Velho Shopping, térreo.

Data e horário: 17 de maio de 2019    18h30

Preço do livro:  R$ 30,00  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)