Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”


Artista plástica Maria Antônia lança o livro infantil “Aruaçu, o Sapo Cantador”  - Gente de Opinião

Será lançado na livraria Leitura, no Shopping Porto Velho, na sexta-feira, dia 17, às 18h30, o livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”, de autoria da artista plástica Maria Antônia da Costa, 81 anos, que também fez a ilustração do livro.

Esta é a segunda publicação de Maria Antônia. No ano passado, ela lançou, por meio da Temática Editora, o livro “A Casa do Filho do Soldado da Borracha”.

Aruaçu, O Sapo Cantador, é a história de um tema bem atual, o bullying, situação vivida pelo sapo que se aventura na carreira de cantor, sofrendo agressão por parte de alguns animais da floresta que o desencorajavam, dizendo ser horrível sua voz, que jamais ele faria sucesso.      

“O personagem é inspirado no Tim Maia, de quem sou fã. Na época em que tive a ideia do livro ele estava muito doente. Uma pessoa grande e forte, com voz potente, pensei no sapo cururu da Amazônia”, conta Maria Antônia.

A Amazônia precisa ser conhecida, valorizada e respeitada desde a infância, considera a escritora. “De modo que além do bullying, sem pretensões penso que a história contribui para que nossas crianças possam desenvolver a imaginação entrando nesse ambiente fantástico”, diz.

Maria Antônia pretende dar continuidade às aventuras de Aruaçu, o famoso sapo cantador, na Amazônia. Espera continuar com energia e saúde para contar as peripécias do Sapo Cantador no Vale do Guaporé e em outras paisagens da região.     

Professora aposentada, Maria Antônia é natural de Sena Madureira (AC), mas na adolescência veio para Porto Velho (RO), onde começou a dar aulas aos 17 anos. De família humilde, na capital de Rondônia chegou sozinha, apenas com a indicação de sua mãe para uma comadre que poderia acolher a jovem.

Trabalhou em escolas como o Barão de Solimões, Rio Branco, John Kennedy e 21 de Abril entre outras.

Incentivada pela filha Marcia Cristina Paraguassu, começou nas artes plásticas no início  da década de 90. Já fez diversas exposições, inclusive em Brasília e Rio de Janeiro. Imagens Oníricas e Universo Geométrico são as mais recentes mostras de pinturas com técnica em acrílica.

“Convidamos os pais para levar seus filhos, prestigiarem a literatura infantil. Esse trabalho foi feito com muito carinho, e acredito que irão gostar”, diz.    

 

Serviço

Lançamento do livro infantil “Aruaçu, O Sapo Cantador”

Onde: Livraria Leitura, Porto Velho Shopping, térreo.

Data e horário: 17 de maio de 2019    18h30

Preço do livro:  R$ 30,00  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)